SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Edilson Alcântara é o novo diretor do Departamento de Café do Mapa

Edilson Alcântara é o novo diretor do Departamento de Café do Mapa

E-mail Imprimir

Edilson_Alcntara_peqO Departamento do Café (Decaf), parte da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPAE/Mapa) tem novo diretor, Edilson Alcântara, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 14 de dezembro. Alcântara substitui Robério Silva que assumiu o cargo de diretor- executivo da Organização Internacional do Café (OIC) em novembro. A intenção do novo diretor é melhorar os instrumentos de apoio do Governo Federal ao setor, estimulando a melhoria de qualidade e da renda do produtor de café.

O Decaf é importante parceiro do agronegócio café no incentivo ao desenvolvimento sustentável do agronegócio café brasileiro. Atuação esta que caminha no mesmo sentido que a missão da Embrapa Café de viabilizar soluções tecnológicas inovadoras, buscando, da mesma forma, a sustentabilidade. A Unidade também tem como missão a coordenação do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o qual é gerenciado pelo Mapa através da SPAE.

Hoje o Decaf se configura como um dos principais parceiros do trabalho da Embrapa Café e contato importante da Unidade no Ministério. Especializado no produto, o Departamento promove ações nas mais diversas frentes de relevância para o agronegócio café, como: políticas públicas para o setor, marketing do produto no exterior, em muitos momentos contato com o apoio da cadeia produtiva, envolvendo Embrapa Café, demais instituições de ensino e pesquisa do Consórcio e empresas e produtores do segmento.

Frente aos novos desafios assumidos por Alcântara, a Embrapa Café, espera que o diretor tenha sucesso nas ações e decisões tomadas no cargo, considerando a importância da cadeia produtiva do café para o país.

Formação

Edilson Alcântara é formado em Jornalismo, com especializações em Marketing (USP) e Administração e Economia (FGV) e trabalhou durante 26 anos no Banco do Brasil. Atuou como gestor das Cédulas de Produto Rural, lançou a Cédula de Produto Rural (CPR) do Café, introduzindo a cultura dos mercados futuros e de venda antecipada no meio rural. Edilson Alcântara contribuiu para a elaboração da Lei da CPR Financeira e na elaboração da Lei dos novos títulos agropecuários (CDA/WA, LCA, CDCA e CRA). Na BMFBovespa, foi o responsável pela implantação da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), da qual foi diretor-executivo por 8 anos. (Fonte: Mapa)

 

Embrapa Café
Cristiane Vasconcelos (Mtb 1639/CE)
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: (61) 3448-4566