SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Embrapa disponibiliza bebida instantânea de café com extrato de soja para incubação

Embrapa disponibiliza bebida instantânea de café com extrato de soja para incubação

E-mail Imprimir

bebida cafe siteA Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) testou 18 formulações até chegar a uma bebida saborosa e nutritiva feita a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar. Basta tirar do saquinho e adicionar água quente ou fria. O consumo de produtos à base de soja tem sido relacionado à redução de risco de várias doenças crônicas e estudos recentes têm demonstrado os efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo moderado de café.

Além do sabor, a bebida mista contém compostos bioativos como isoflavonas da soja, que vêm sendo relacionadas a benefícios em relação a diversas doenças, tais como alguns tipos de câncer, osteoporose e sintomas da menopausa, bem como os ácidos clorogênicos do café, que também têm sido relacionados à saúde principalmente à sua capacidade antioxidante.

De acordo com a pesquisadora Ilana Felberg, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a opção pela soja como um dos ingredientes se deve ao fato de que, no mercado, ainda são poucas as opções para pessoas com intolerância à lactose (alergia à produtos lácteos) ou que tenham por opção consumir alimentos de origem 100% vegetais. “É difícil encontrar bebidas do tipo café com leite que não contenham leite ou derivados de origem animal. Dessa forma, conseguimos um produto bem aceito pelo consumidor devido a propriedades organolépticas e com agregação de benefícios à saúde”, afirmou.

Essa pesquisa é fruto de um doutorado desenvolvido pela pesquisadora Ilana Felberg, sob orientação de Carmem Donangelo e Adriana Farah, junto ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho contou com o apoio financeiro do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

Incubação

Agora, a tecnologia para produção dessa bebida mista faz parte do projeto Incubação de Agroindústrias e é uma das seis ofertadas para incubação. O edital para seleção de candidatos estará aberto até 15 de janeiro.

O objetivo da incubação é incentivar a criação e o desenvolvimento de agroindústrias de alimentos por meio de apoio técnico e mercadológico. A primeira etapa do processo é chamada de pré-incubação e tem duração de até quatro meses.

Nesta etapa, o empreendedor selecionado terá acesso às informações tecnológicas e será orientado por técnicos e pesquisadores da Embrapa. Em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFRRJ (Ineagro), ligada à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a empresa incubada terá acesso a informações necessárias para elaboração de um plano de negócios.

Contatos para mais informações

Marcos Maia, líder do projeto Incubação de Agroindústrias

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Tel.: (21) 3622 9749 - E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Josane Sagginn / Waldemar Gomes 

INEAGRO

Tel.: (21) 3787-8678 ou 3787-3742 (Ramal 249)

Texto: Soraya Pereira - MTb 26165/SP

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contato: (21) 3622-9739;  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.