SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Rede social do café completa marca de quatro milhões de acessos

Rede social do café completa marca de quatro milhões de acessos

E-mail Imprimir

0000001380-Peabirus-pA Comunidade “Manejo da Lavoura Cafeeira”, na plataforma Peabirus, completou nesta terça-feira (6), a marca de quatro milhões de acessos em mais de 12 mil tópicos, comemorando a intensa articulação entre diferentes atores e setores da cadeia produtiva do café. Com mais de 3600 integrantes, a Comunidade se consolida como a maior rede social voltada à construção e difusão coletiva de informações sobre café.

A fórmula do sucesso é que a Comunidade não para de inovar. Primeiro, inovou com postagens diárias com as informações mais relevantes do setor cafeeiro vinculadas no mundo inteiro, abrindo espaço para discussão e convidando os participantes a exporem diferentes abordagens. Depois, inovou ao transmitir ao vivo eventos que até então eram para público restrito. Criou o cardápio de palestras, disponibilizando as apresentações dos principais eventos técnico-científicos em um rico banco de dados para consulta livre e gratuita.

Por fim, está articulando a criação da WEB Café TV, com programação específica para a rede social, construída também de forma colaborativa. A WEB Café TV faz parte de um programa de inclusão digital que levará a Internet ao meio rural com um sabor especial de café. O projeto denominado “Articulação Virtual do Café”, recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), por meio da articulação do Polo de Excelência do Café, com a participação de dois bolsistas.

A rede social também participa de outro grande projeto, intitulado “Desenvolvimento e avaliação de ferramentas de comunicação rural para a cafeicultura do Sul de Minas”, por meio do plano de ação “Incorporação das redes sociais como ferramenta de comunicação dialética entre pesquisa, extensão e cafeicultores”, vinculado ao Consórcio Pesquisa Café. Este projeto é desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Agronômico (IAC).

Desde que foi criada em 28 de junho de 2006, sob a mediação do pesquisador do IAC Sérgio Parreiras Pereira, a rede social “Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira” inaugurou uma nova forma de informar e de criar novos conteúdos relacionados ao mundo cafeeiro. Esta prática tem revolucionado o modo como as informações são processadas, recebidas pelos integrantes, reconstruídas e transmitidas a outros públicos de referência.


Que venha a marca dos cinco milhões, com cordiais “saudações cafeeiras”!


Universidade Federal de Lavras - Ufla
Cibele Aguiar - MTb 06097/MG
Tel: (35) 3829-5197