SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Site reúne em um só lugar informações e pesquisas do Consórcio Pesquisa Café

Site reúne em um só lugar informações e pesquisas do Consórcio Pesquisa Café

E-mail Imprimir

ConsorciopesquisacafeA página do Consórcio Pesquisa Café na internet foi lançada em agosto de 2011 como mais uma ferramenta para comunicação de conhecimentos e tecnologias da cafeicultura. No endereço www.consorciopesquisacafe.com.br, o internauta pode ter acesso a informações sobre o arranjo que reúne cerca de 50 instituições e é responsável pelo maior programa de pesquisa em café do mundo. Para um país como o Brasil, que é hoje o maior produtor e exportador do grão e o segundo maior consumidor, um portal como esse, sobre uma iniciativa inovadora como é o Consórcio, é de grande relevância para facilitar o acesso a resultados de pesquisas voltados para o desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio café. 

Informações sobre o Programa de Pesquisa em Café, o Programa de Bolsas e Auxílio, as tecnologias, a história do Consórcio e muito mais sobre essa rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação estão disponíveis no sítio para toda a sociedade. O portal traz notícias atuais produzidas pela equipe de comunicadores das instituições consorciadas, fornecendo informações de interesse tanto dos pesquisadores como do público em geral sobre diversos temas. 

No site, o visitante pode conhecer com rapidez e facilidade algumas das tecnologias desenvolvidas em biotecnologia, cultivares, pós-colheita e produção vegetal. Para conhecer os projetos de pesquisa em andamento, o internauta pode acessar a carteira de projetos completa no link “Programação em execução”, incluindo os nomes de todos os pesquisadores envolvidos. No link “Programa de Bolsas e Auxílio”, é apresentada essa ação do Consórcio que visa capacitar recursos humanos em áreas estratégicas para a pesquisa cafeeira. 

Um dos objetivos do portal é apresentar para a sociedade a atuação do arranjo de instituições de ensino, pesquisa e transferência de tecnologia que se uniram por um café brasileiro ainda melhor. Mas o espaço traz também facilidades para um público específico que são os pesquisadores: o acesso ao Sistema de Gestão Administrativa do Programa de Pesquisa do Consórcio, feito somente pelo sítio. O Sisgap é uma ferramenta gerencial desenvolvida pela Embrapa Café, instituição que coordena o programa de pesquisa do arranjo, que permite o acompanhamento da carteira de projetos e a organização dos dados necessários para a gestão técnico-administrativa da programação.

Estrutura -  O portal do Consórcio Pesquisa Café traz em sua página inicial vídeos institucionais sobre o arranjo e sobre a matéria-prima de tudo isso: o café. Também nessa página, o visitante pode acessar o menu à direita, com os “Destaques” sobre o Consórcio, os eventos da cafeicultura que estão acontecendo pelo Brasil e no mundo, e ainda o link “Mídia”, que reúne arquivos de vídeos, imagens e o clipping, tudo sobre o Consórcio.

Na parte superior da página inicial, o menu “Imprensa” informa o nome e contatos de todos os assessores das instituições fundadoras do Consórcio. E para atender às demandas, dúvidas e sugestões do público que acessa o site, o portal oferece o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde através de um questionário qualquer pessoa pode entrar em contato com o Consórcio, facilitando a comunicação entre a sociedade e os pesquisadores.

Visite o site do Consórcio Pesquisa Café conheça e entenda melhor como funciona o arranjo, as instituições que o integram e saiba mais sobre as tecnologias desenvolvidas em prol da cadeia produtiva do café.Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café


Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Site: http://www.embrapa.br/cafe
Fone: (61) 3448-4566
Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://sac.sapc.embrapa.br