SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Conferência Internacional sobre conilon promoverá discussões para o desenvolvimento da cultura no Brasil e no mundo

Conferência Internacional sobre conilon promoverá discussões para o desenvolvimento da cultura no Brasil e no mundo

E-mail Imprimir

Imagem_site_pqnA Conferência Internacional de Coffea canephora acontecerá de 11 a 15 de junho, em Vitória, no Espírito Santo. Na programação, palestrantes nacionais e internacionais que discorrerão sobre temas relevantes para todas as etapas da cadeia produtiva do conilon a partir do tema principal: “Cem anos de história e evolução do conilon no Estado do Espírito Santo”. A organização da Conferência espera cerca de 700 participantes na primeira edição deste que será o maior evento sobre a cultura já realizado no Brasil. As inscrições já estão abertas pelo site www.conferenciaconilon.com.br.

A Conferência Internacional de Coffea canephora é uma promoção do Governo do Estado, com realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café. O evento é parte ainda de uma série de comemorações que marcam os 100 anos do conilon no estado. O Brasil é o primeiro produtor da espécie, conhecida também como robusta no mercado internacional, isso graças ao Espírito Santo, que tem reconhecimento da comunidade internacional em relação à quantidade e à qualidade de sua produção.

Na noite de abertura, dia 11/06, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentará a primeira conferência que tratará do centenário do conilon no estado. Já no dia 12, o tema “Estado da arte, inovações e transferência de tecnologias de Coffea canephora”, abrirá o primeiro painel da Conferência, com a participação de palestrantes dos cinco maiores países produtores de conilon do mundo: Brasil, Costa do Marfim, Indonésia, Uganda e Vietnã. Os expositores falarão sobre o sistema de produção da cultura em cada uma dessas regiões. “Vai ser uma grande discussão sobre o estado da arte no que diz respeito à produção, desenvolvimento, transferência de tecnologia, associativismo, entre outros pontos”, diz Aymbiré Fonseca, pesquisador da Embrapa Café/Incaper e vice-presidente da comissão executiva do evento.

Serão cinco painéis de debate e quatro conferências durante os cinco dias do evento, que abordará temas relevantes e atuais para os diversos segmentos do agronegócio café robusta/conilon. Já está confirmada a participação de 11 palestrantes internacionais e 31 palestrantes e moderadores do Brasil, entre pesquisadores e professores de conhecimento reconhecido nos temas que apresentarão. Estão programados também debates que tratarão sobre as espertizes do Brasil e de outros países produtores em inovações científicas e tecnológicas; fatores bióticos (pragas e doenças) e abióticos (seca e temperatura), e como eles interferem na produção e na sustentabilidade; recursos genéticos e biotecnologia, temas atuais no panorama da pesquisa cafeeira; o papel da mulher na cafeicultura mundial; indústria; mercado e qualidade do café; transferência de tecnologia e organização da cadeia produtiva.

Entre palestrantes e participantes, espera-se cerca de 30 diferentes instituições ligadas aos diferentes elos da cadeia desse café no mundo. O público da Conferência deve reunir pesquisadores, profissionais e empresários da área, professores, estudantes, cooperativas, produtores, exportadores, extensionistas, lideranças de associações e agentes financiadores entre outros interessados em aprender e discutir sobre o presente e o futuro do conilon, no Brasil e no mundo.

Com o painel “Organização dos Produtores de Café”, no dia 14/06, serão encerradas as apresentações e discussões em plenária, ficando para o último dia as visitas técnicas. Nesse painel, serão discutidas as formas de associativismo, no Brasil e em outros países, e ações institucionais conjuntas de organização. “O tema é de grande relevância visto que é uma oportunidade para interagirmos e conhecermos como as tecnologias chegam aos produtores e como eles estão organizados e inseridos no processo produtivo”, acrescenta Fonseca. No último dia da Conferência, estão agendadas visitas técnicas a campos experimentais, cooperativas e indústria de café conilon no estado, onde os participantes poderão conhecer de perto iniciativas de sucesso na cadeia produtiva da espécie.

São quatro opções de visitas aos interessados: visita à Unidade Demonstrativa (UD) de café conilon implantada com tecnologias para obtenção de elevada produção, no município de Fundão; visita à UD e à Fazenda Experimental de Marilândia/Incaper, em Marilândia; visita à UD e à maior cooperativa de café conilon do Brasil (Cooabriel), em São Gabriel da Palha; e, por fim, visita à indústria de café solúvel Real Café, na capital Vitória.Sobre os objetivos da Conferência, Aymbiré Fonseca ressalta: “Queremos promover um desenvolvimento igualitário, como vem acontecendo com o conilon no Espírito Santo, também nos demais países produtores. Com nivelamento e uma sinalização de cooperação mútua proporcionando um desenvolvimento capaz de atender à demanda crescente de robusta no mundo”.

Para saber mais sobre a programação, acesse o site: www.conferenciaconilon.com.br.

 

Embrapa Café
Cristiane Vasconcelos (Mtb 1639/CE)
Telefone: (61) 3448-4566
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.