SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » CAFÉ: articulação, integração e comunicação são pontos-chave para difusão e transferência de tecnologias

CAFÉ: articulação, integração e comunicação são pontos-chave para difusão e transferência de tecnologias

E-mail Imprimir

ferramentas_de_comunicao_pqnO acesso à informação é base de uma produção sustentável de café, melhoria de renda e qualidade de vida de cafeicultores, seus familiares e trabalhadores assalariados.

O emprego dos mais diversos meios de comunicação para fazer chegar até o produtor assuntos do seu interesse sobre a lavoura cafeeira levou a Epamig, a Emater, a Ufla e o IAC a atuarem em parceria no projeto Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas Gerais, ligado ao Consórcio Pesquisa de Café.

Neste projeto a articulação entre as consorciadas e suas ações soma esforços e multiplicam resultados promovendo a difusão e transferência de tecnologias a serem aplicados diretamente nas lavouras cafeeiras. O projeto prevê o emprego de diferentes ferramentas de comunicação, por meio de eventos presenciais, programas de rádio e TV e integração em redes sociais pela Internet (Comunidade Manejo).

No dia 16/04, em reunião na Unidade Regional da Emater em Lavras, representantes das consorciadas definiram o calendário dos eventos 2012, onde as diferentes ferramentas de comunicação serão aplicadas e avaliadas. Espera-se que a informação, a partir da utilização de distintas metodologias, se transforme em conhecimento a ser aplicado por técnicos e cafeicultores, resultando em redução de distância entre a pesquisa e o campo, e a avaliação de métodos de comunicação rural.

Abaixo, alguns eventos presenciais onde existe atuação do projeto:

10/05 – Dia de Campo em São Sebastião do Paraíso - Epamig

16/05 – Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura em Lavras - Ufla

17/05 – Dia de Campo em Machado - Epamig

24/05 – Dia de Campo em Três Pontas – Epamig

A idéia é utilizar o rádio, a TV e a Internet para divulgar os assuntos relacionados aos dias de campo e realizar coberturas dos mesmos. Desta forma será realizada ampla divulgação e cobertura dos eventos presenciais e seus assuntos correlatos. A articulação, a integração e a comunicação são pontos-chave para difusão e transferência de tecnologias cafeeiras.

 

Fonte:

Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira

Margareth Pederneiras