SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Pesquisador do Consórcio Pesquisa Café participa do 6º Encontro Nacional do Café

Pesquisador do Consórcio Pesquisa Café participa do 6º Encontro Nacional do Café

E-mail Imprimir

fotocafeneutra4_siteO pesquisador Juarez de Souza e Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi um dos palestrantes no 6º Encontro Nacional do Café, realizado em Vitória da Conquista-BA. O palestrante abordou o tema “Pós-Colheita em Café” durante a Clínica Tecnológica, proporcionando respostas tecnológicas com foco na redução dos custos de produção do café de qualidade para demandas de cafeicultores. Esta edição do evento teve como tema Manejo Racional do Café.

Segundo Juarez, o curso ocorreu em pequenos grupos (até cinco produtores por consulta) e preferencialmente com atendimento individual. Dessa forma, possibilitou maior interação entre os participantes. “Cerca de 20 cafeicultores e técnicos foram atendidos. A palestra foi uma oportunidade para que o agricultor pudesse tirar dúvidas e sanar problemas na área de pós-colheita do café. O sucesso do curso é a certeza de que a metodologia da Clínica Tecnológica pode ser aplicada em outras áreas de conhecimento da cafeicultura em outros eventos”, explica.

Clube do pós-colheita – Desde 2000, pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola (CP-Café/UFV) uniram-se para dar origem ao site "poscolheita.com.br", uma maneira de disponibilizar, via internet, parte dos resultados de pesquisas, conhecimentos e publicações. O objetivo principal é garantir ao produtor rural e aos profissionais da área informações úteis para conduzir com segurança as atividades pós-colheita.

Encontro Nacional do Café – A região do Planalto da Conquista, na Bahia, tem crescido muito nos últimos anos na área de cafeicultura. O Encontro Nacional do Café, que este ano chega à sua sexta edição, tem contribuído para o crescimento da cadeia do agronegócio café ao debater diversos temas sobre cultivo do café. O evento divulga conhecimentos científicos de grande importância para o setor produtivo, contribuindo para a transferência de tecnologia e consequentemente o aumento da produtividade e da qualidade do café brasileiro.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Higor Sousa Silva (MTb 9684/DF) e Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br