SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Começa no Brasil a maior Conferência Internacional de Coffea canephora do mundo

Começa no Brasil a maior Conferência Internacional de Coffea canephora do mundo

E-mail Imprimir

O_BRU5544_P Espírito Santo é o maior produtor da espécie Coffea canephora no Brasil e segundo maior produtor mundial com 300 mil hectares de área cultivada. Com a tradição e avanço do estado na pesquisa e na produção da cultura, foi aberta, no Centro de Convenções de Vitória, a primeira Conferência Internacional de Coffea canephora, na noite de segunda-feira (11/06). O evento vai até o dia 15/06 e é o maior já realizado no mundo voltado para a cadeia produtiva do conilon, também conhecido como robusta. O Consórcio Pesquisa Café, cuja programação de pesquisa é coordenada pela Embrapa Café, unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está presente na Conferência como apoiador na organização, com um estande para exposição de tecnologias e com a presença de pesquisadores no evento.

A Conferência, promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), instituição do Consórcio, espera um público de 700 pessoas, com cerca de 20 delegações vindas dos principais países produtores e também consumidores de conilon, além de 40 debatedores internacionais. “Essa Conferência é uma mostra da crescente importância que o conilon adquiriu no mundo. Queremos debater avanços, conhecimentos e tecnologias para a indústria, mercado e produtores, sempre com foco na sustentabilidade. Esperamos promover um grande intercâmbio de informações”, ressaltou o coordenador do programa de cafeicultura do Espírito Santo, Romário Gava Ferrão.

A distribuição de renda e geração de trabalho no meio rural pela cafeicultura no Espírito Santo foi outro ponto destacado pelo presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo. Entre outros, estavam presente na solenidade de abertura, o diretor do Departamento de Café (Decaf/MAPA), Edilson Alcântara, o secretário executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva, e o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.

Encerrando a noite de abertura, o público de pesquisadores, produtores, empresários, estudantes, vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo, assistiu à Conferência do governador do estado, Renato Casagrande, sobre “Cem anos de história e evolução do conilon no Espírito Santo”. A apresentação trouxe informações sobre um século da cultura no estado, com um panorama animador de crescimento e inovação do conilon na pesquisa e no campo. O Espírito Santo produz hoje 10% de todo o café do mundo e 20% do conilon mundial, comemorando recorde de produção em 2012, com mais de 10 milhões de sacas nesta colheita, destacou Casagrande. São 679 milhões de pé de café no estado, 78 mil famílias que vivem da cafeicultura e 40 mil propriedades produtoras.

Nesse cenário, o Consórcio Pesquisa Café, importante parceiro nas pesquisas cafeeiras junto ao Incaper, busca viabilizar essa inovação e, principalmente a transferência de tecnologias para o produtor. Indo ao encontro da meta defendida pelo diretor do Decaf/MAPA, Edilson Alcântara: “O Decaf vai apoiar a transferência de tecnologia para os produtores, pois temos que incentivá-los a suprir suas necessidades tecnológicas. Nosso desafio é criar uma certificação para o café brasileiro atestando sua sustentabilidade”. O Decaf é responsável pela gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), de onde são repassados os recursos para as pesquisas do Consórcio.

A Conferência Internacional de Coffea canephora está sendo transmitida ao vivo pelo site Peabirus no endereço: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=39490. Mais informações também no site do evento: www.conferenciaconilon.com.br.

Os painéis de discussão iniciam nesta terça-feira (12/06), com a apresentação do estado da arte da cultura do conilon no Brasil, Costa do Marfim, Indonésia, Uganda, Vietnã e as perspectivas para o Coffea canephora. O primeiro painel contou ainda com a participação do presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, e com o pesquisador da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca. O painel foi moderado pelo diretor geral da OIC, Robério Oliveira Silva.

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br