SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Oportunidade de negócios e tecnologias são atrações da Expocafé 2012

Oportunidade de negócios e tecnologias são atrações da Expocafé 2012

E-mail Imprimir

expocafe2011_pqnA 15ª Expocafé acontece em Três Pontas (MG), no Sul de Minas, de 19 a 22 de junho, promovida pelo Governo de Minas Gerais e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição do Consórcio Pesquisa Café. O evento, consolidado como a maior feira nacional do agronegócio café, é um espaço de referência para cafeicultores e patrocinadores da cultura, estimulando o empreendedorismo por meio de negócios entre as partes, contatos e formação de parcerias, além de trazer o que há de mais atual em tecnologia na cafeicultura.

A Embrapa Café, coordenadora do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, está representando essa rede de instituições na Expocafé 2012, expondo duas tecnologias sustentáveis e de interesse para os produtores: a cultivar de café conilon BRS Ouro Preto, obtida por pesquisa liderada pela Embrapa Rondônia, instituição consorciada, e o Sistema para Limpeza de Águas Residuárias (Slar), resultado da pesquisa em parceria das consorciadas Embrapa Café, Epamig e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Sistema de baixo custo permite uma economia de até 90% da água do processamento dos frutos adotando um processo de reutilização do líquido. As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café recebem apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Técnicos da Embrapa Café estarão no estande do Consórcio no evento, levando informações institucionais e sobre outros trabalhos desenvolvidos. Além da Embrapa Café e da Epamig, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), é outra instituição do Consórcio que estará presente na Expocafé. No estande, os visitantes poderão conhecer mais sobre as pesquisas do Consórcio, que há 15 anos contribui para o fortalecimento do agronegócio café e, principalmente, para o aumento da produtividade nas lavouras.

No dia 19/06, acontece o 3º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, somente para pessoas inscritas, com palestras e debates sobre mecanização do manejo, de lavouras adensadas e cafeicultura de montanha, agricultura de precisão e custos do processo, entre outros temas.

Do dia 20 até 22/06, a Expocafé realiza sua tradicional feira aberta ao público, com exposição de tecnologias e oportunidades de negócios em estandes de empresas, bancos e instituições de pesquisa. A Exposição oferece ainda workshops, dinâmicas de campo, cursos de capacitação para operadores de máquinas e uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre ouras atividades.

Saiba mais sobre a Expocafé 2012 no site do evento: www.expocafe.com.br.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br