SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Embrapa Café lança relatório de atividades da gestão de 2008 a 2011

Embrapa Café lança relatório de atividades da gestão de 2008 a 2011

E-mail Imprimir

Criada em 1999, a Embrapa Café tem o objetivo de estabelecer um programa de pesquisa agronômica e mercadológica para dar suporte técnico e comercial ao desenvolvimento da cadeia agroindustrial do café. Além do mais, a Embrapa Café coordena o programa de pesquisas do Consórcio Pesquisa Café que integra uma proposta de valorização da competitividade e da inovação para a cafeicultura brasileira. A iniciativa é fundamentada na estratégia de promover desenvolvimento científico, com a finalidade de oferecer continuamente soluções tecnológicas sustentáveis para as necessidades do agronegócio café fortalecendo a interação com o público-alvo.

As atividades de P&D desenvolvidas consolidaram o Consórcio Pesquisa Café, na medida em que reforçaram a eficiência do arranjo institucional e os avanços obtidos pela pesquisa cooperativa, com enfoque especial nas áreas do desenvolvimento de conhecimento estratégico para o agronegócio café e na adoção de modernas tecnologias.

O relatório mostra os resultados obtidos na gestão no período de 2008 a 2011, compreendido pelo Plano Diretor Unidade (PDU). O documento traz informações sobre o perfil da Embrapa Café e do Consórcio, avaliações de impacto das tecnologias e os resultados das pesquisas desenvolvidas, como o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias - SLAR, clonagem de plantas de café, cultivares de café, indicações geográficas, redução do tempo de teste de germinação em café e promotores gênicos.

Outro ponto relevante no documento são as melhorias efetuadas na gestão de P&D na Unidade. Destaca-se o desenvolvimento de um sistema de gestão orçamentária, possibilitando ao pesquisador o acompanhamento da aplicação dos recursos de cada um dos seus Planos de Ação.

Para o pesquisador Paulo César Afonso Júnior, muito se investiu na melhoria da imagem institucional, na capacitação de recursos humanos, na organização de processos, na transparência de gestão e na capacidade de articulação, o que está explícito no relatório.

O Consórcio Pesquisa Café, foi criado por dez instituições fundadoras: Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esse arranjo institucional teve e continua tendo participação essencial nesse cenário de conquistas e altamente promissor para o agronegócio café.

A Embrapa Café conta com investimentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Funcafé/Mapa), possui parcerias internacionais com a França, a Venezuela e a Etiópia.  Para ter acesso a este relatório completo acesse a página da Embrapa Café, no Relatório de Atividades 2008-2011

Outras informações no site da Embrapa Café ou Consórcio Pesquisa Café.

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Higor Sousa Silva (MTb 9684/DF) e Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br