SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Secretaria de Agricultura de Rondônia e Embrapa discutem políticas públicas para incentivar a cafeicultura no estado

Secretaria de Agricultura de Rondônia e Embrapa discutem políticas públicas para incentivar a cafeicultura no estado

E-mail Imprimir

matriz_BRS_Ouro_Preto_pqnA ampliação de políticas públicas para incentivar a cafeicultura no estado e o lançamento da Conilon BRS Ouro Preto - primeira cultivar de café da Embrapa e recomendada especialmente para Rondônia - foram discutidos na sexta-feira, 28/09, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, e no sábado, 29/09, no Centrer, ambos em Ouro Preto do Oeste.

As reuniões contaram com a presença de pesquisadores e analistas da Embrapa Rondônia, representantes da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), viveiristas, responsáveis técnicos e produtores de café.

No campo experimental, foi realizada uma visita ao local onde estão as plantas matrizes da nova cultivar, de onde serão extraídas as estacas a serem adquiridas, através de edital, pelos viveiristas que farão a multiplicação das mudas.

“A partir dessas reuniões, a Embrapa tem a oportunidade de se aproximar dos seus parceiros, que serão responsáveis por fazer com que as mudas da BRS Ouro Preto cheguem aos cafeicultores de Rondônia”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Samuel Oliveira.

O superintendente da SFA, José Valterlins Marcelino, considera os encontros, que também contaram com a presença do secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus, como “um momento histórico, porque durante muito tempo as decisões foram tomadas apenas dentro dos escritórios".

BRS Ouro Preto

A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto é resultado de estudo conduzido pela Embrapa Rondônia em parceria com o Consórcio Pesquisa Café. A cultivar foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais de Rondônia e adaptada ao clima e ao solo da região.

As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café, cuja gestão é feita pela Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contam com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé/Mapa).

 

Kadijah Suleiman, jornalista Embrapa Rondônia (MTb RJ 22729)
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
telefone: (69) 3901-2511
www.cpafro.embrapa.br