SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá transmissão ao vivo na internet pela Rede Social do Café

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá transmissão ao vivo na internet pela Rede Social do Café

E-mail Imprimir

Falta menos de um mês para o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, o maior evento da pesquisa cafeeira, a ser realizado dos dias 25 a 28 de novembro em Salvador-BA

O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no âmbito do Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café, será transmitido ao vivo, de Salvador-BA, via internet pela Rede Social do Café, hospedada na plataforma Peabirus. Essa será a terceira vez consecutiva que o evento é transmitido ao vivo. A primeira vez foi no VI Simpósio, em 2009, em Vitórias-ES. Desde então, a Rede Social do Café vem fazendo a transmissão ao vivo dos principais eventos cafeeiros, chegando hoje à soma de cerca de 50 transmissões. Para assistir ao Simpósio via internet, o interessado deve acessar o site da Rede Social do Café dos dias 25 a 28 de novembro, quando será realizado o evento, e acessar banner específico que direcionará para as transmissões.

Para o mediador da comunidade virtual, o pesquisador do Instituto Agronômico – IAC Sérgio Parreiras Pereira, as informações técnico-científicas debatidas durante o evento e repassadas em tempo real poderão ser assimiladas pelo público internauta em qualquer lugar do mundo, de forma prática e econômica, o que aumenta exponencialmente o poder de comunicação e encurta distâncias. Além disso, permite a disseminação e construção coletiva do conhecimento de café, uma vez que pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral que acessarem via internet às discussões do VIII Simpósio poderão aplicar e multiplicar esse conhecimento de acordo com sua área de atuação.

Além da transmissão em tempo real, o conteúdo técnico-científico do VIII Simpósio ficará disponível para acesso no denominado “Cardápio do Conhecimento” ou “Cardápio de Palestras”. Essa filosofia de compartilhamento de conteúdo técnico-científico tem contribuído também para o processo de transferência de tecnologias de café. O “Cardápio” vem sendo considerado uma das grandes inovações do setor cafeeiro, pois possibilita a quebra de barreiras geográficas, temporais e financeiras. “Geralmente, além do vídeo gravado com as palestras, ficam disponíveis também as apresentações em Power Point, o que possibilita acompanhar os slides apresentados”, completa Parreiras.

Sobre o Simpósio – Segundo Parreiras, o Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é esperado por todos, pois possibilita oportunidade de troca de informações entre a comunidade científica e o setor cafeeiro e ampliação da integração das instituições e pesquisadores que compõem o Consórcio Pesquisa Café. “O Consórcio é como se fosse uma 'Rede Social' composta por pesquisadores, professores universitários e extensionistas e o Simpósio é a congregação de todos eles entre si e com o público interessado nos resultados das pesquisas de café. O evento também presta contas à sociedade do dinheiro investido e abre possibilidade de articulação para projetos futuros que atendam às crescentes demandas do setor produtivo por soluções tecnológicas. Estive presente em todos os Simpósios e a expectativa é que esta edição mantenha a excelência das demais. Retornamos à Bahia com um Consórcio mais maduro, mais robusto e participativo”, avalia o mediador e pesquisador.

Sustentabilidade e inclusão social em debate – O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil vai apresentar 306 trabalhos técnico-científicos em forma de pôsteres, dos quais 20 terão apresentação oral. O tema desta edição do evento é “Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social”. O evento também conta com a realização de três palestras principais (“Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, visitas técnicas e a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio. Espera-se mais de 800 participantes.

O VIII Simpósio conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura - Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e as demais entidades consorciadas. O evento é realizado a cada dois anos, desde 2000, e promove ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.

Consórcio Pesquisa Café – Congrega, desde 1997, instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. A importância do Consórcio vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. A atuação desse arranjo de instituições de pesquisa e ensino brasileiras contribuiu para que o Brasil alcançasse o topo da produção e exportação mundial, abastecendo um terço da demanda de café, gerando mais desenvolvimento econômico e social para o País. O Consórcio tem um papel fundamental na manutenção da cadeia produtiva do café investindo no agronegócio e trazendo resultados para a agricultura brasileira.

Instituições consorciadas fundadoras - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Inscreva-se, participe, divulgue: Inscrições e Informações pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/. As inscrições estão sendo efetuadas somente via internet, no site do evento, até o dia 23 de novembro. Após essa data, somente serão realizadas no local do evento. Para se inscrever, acesse aqui

 

Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927
Sites: www.sapc.embrapa.br  e www.consorciopesquisacafe.com.br