SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil já tem cerca de 300 inscritos até o momento

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil já tem cerca de 300 inscritos até o momento

E-mail Imprimir

O evento será realizado de 25 a 28 de novembro de 2013 em Salvador-BA, no Fiesta Bahia Hotel. As inscrições estão abertas até o dia 25, data de início do evento.

Faltam apenas duas semanas para a realização da oitava edição do maior evento da pesquisa cafeeira, o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado a cada dois anos pelo Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. Soma-se até o momento cerca de 300 inscritos, entre pesquisadores, professores, extensionistas, cafeicultores, estudantes, dirigentes de cooperativas e associações, imprensa especializada e demais representantes do agronegócio café. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.

O tema desta edição é ‘Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social’. O reitor e professor da disciplina Cafeicultura do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, umas das instituições consorciadas que estão apoiando o evento, Paulo Roberto Pinto Santos, que será coordenador e palestrante no evento da mesa-redonda ‘Estado da arte da cafeicultura familiar do Brasil’, vê com grande entusiasmo a oportunidade de a Bahia sediar, pela segunda vez, esse importante evento de divulgação da pesquisa científica para a cadeia produtiva do café no Brasil, especialmente em função do atual tema.

“A agricultura familiar, que possui em sua matriz agrícola o café, pode estar totalmente inserida nesse novo paradigma que envolve os programas de sustentabilidade das lavouras e qualidade do produto. Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Rondônia e Bahia são os estados com maior número de cafezais provenientes da agricultura familiar. Na Bahia, a região do Planalto tem maior número de pequenos cafeicultores. Em Vitória da Conquista e Barra do Choça temos exemplos concretos de cafeicultores de dois a cinco hectares inseridos na produção sustentável, produzindo arábica despolpado de excelente aroma e sabor, o que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dessas famílias”.

Segundo Paulo Roberto, dados do IBGE indicam que, no Brasil, o café gera renda de aproximadamente 650 mil agricultores familiares, que, em conjunto, são responsáveis pela produção de 38% de todo café nacional, com movimentação de cerca de R$ 2,5 milhões por ano. “Sendo assim, acredito que, para aqueles que desejam conduzir uma pequena lavoura dentro das normas de sustentabilidade e qualidade do produto, o momento é oportuno para a cafeicultura familiar. Vamos aproveitar mais esse Simpósio para conhecer e discutir as mais novas tecnologias desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão do Consórcio para a sustentabilidade da produção e inclusão social”, completa o professor.

Pôsteres, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas - Serão apresentados 306 trabalhos técnico-científicos em forma de pôsteres, dos quais 20 terão apresentação oral. O evento também conta com a realização de três palestras principais (“Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, visitas técnicas e a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio.

Apoio - O VIII Simpósio conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura - Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e as demais entidades consorciadas.

Consórcio Pesquisa Café – Congrega, desde 1997, instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. A importância do Consórcio vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. A atuação desse arranjo de instituições de pesquisa e ensino brasileiras contribuiu para que o Brasil alcançasse o topo da produção e exportação mundial, abastecendo um terço da demanda de café, gerando mais desenvolvimento econômico e social para o País. O Consórcio tem um papel fundamental na manutenção da cadeia produtiva do café investindo no agronegócio e trazendo resultados para a agricultura brasileira.

Instituições consorciadas fundadoras - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Inscreva-se, participe, divulgue: Inscrições e Informações pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/. As inscrições estão sendo efetuadas somente via internet, no site do evento, até o dia 23 de novembro. Após essa data, somente no local do evento. Para se inscrever, acesse aqui

Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Contatos: (61) 3448-1927 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Sites: www.sapc.embrapa.br  e www.consorciopesquisacafe.com.br