SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem inscrições abertas para oficinas e minicursos

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem inscrições abertas para oficinas e minicursos

E-mail Imprimir

O evento é uma promoção do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e será realizado em Salvador, BA, dos dias 25 a 28 de novembro de 2013

Pesquisadores, estudantes, professores, extensionistas, produtores, lideranças de associações e cooperativas, representantes da agroindústria e empresários já podem se inscrever para as oficinas e os minicursos que fazem parte da programação do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, a ser realizado dos dias 25 a 28 de novembro, em Salvador. Na ocasião, serão apresentados 306 trabalhos técnico-científicos para um público estimado de cerca de 800 participantes. O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

Para adiantar a inscrição nas oficinas e minicursos, é necessário ter realizado a inscrição pelo site do evento e acessar o link INSCREVA-SE AQUI no fim da página disponível em http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=92) na página de Evento/Inscrições.

Oficinas e minicursos - A oficina sobre “Etapas para a certificação” vai ter como coordenador Julian Carvalho, que é coordenador do Programa Certifica Minas Café da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, e como relator o fiscal federal agropecuário da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Marcus Vinícius de Miranda Martins. Já a oficina sobre “Idenficação Geográfica” terá como coordenadora a pesquisadora da Embrapa Café na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig Helena Ramos Alves e, como relator, o pesquisador Flávio Meira Borém, da Universidade Federal de Lavras - Ufla. Oficina sobre “Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura” terá a coordenação do pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná - Iapar Julio Cesar Dias Chaves e a relatoria do diretor técnico e científico do Iapar, Armando Androciolli Filho. Ainda sobre as oficinas, o pesquisador do Instituto Agronômico – IAC Sérgio Parreiras vai coordenar a discussão sobre “Avaliação da sustentabilidade na propriedade rural”, cujo relator será o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA Victor Rossi.

Nos minicursos, são oito os temas a serem estudados: “Melhoria da qualidade e agregação de valor do café arábica”, a ser ministrado pelo professor da Ufla Flávio Borém; “Melhoria da qualidade e agregação de valor do café conilon”, a ser ministrado pelo pesquisador da Embrapa Café no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper Aymbiré Fonseca; “Avanços na nutrição para o café conilon”, pelo pesquisador do Incaper André Guarçoni; “Avanços na nutrição para o café arábica”, pelo consultor técnico e cafeicultor Guy Carvalho; “Mecanização com derriçadoras portáteis”, pelo professor da Ufla Antônio Donizette; “Sistemas agroflorestais e orgânicos”, pelo pesquisador da Epamig Paulo César de Lima; “Manejo fitossanitário do cafeeiro”, pelo professor da Ufla Edson Pozza e “Noções sobre classificação de cafés”, pela professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Sandra Elizabeth de Souza.

Mais temas programados - Esta edição do evento terá como tema central: “Pesquisa cafeeira - sustentabilidade e inclusão social”. A conferência de abertura é intitulada “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social: desafios”. Estão programadas ainda três palestras principais: “Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”. Nas mesas-redondas serão discutidos “O estado da arte da cafeicultura familiar do Brasil”, “Mecanização”, “Irrigação” e “Cultivares de café”. O evento também terá visitas técnicas em regiões produtoras da Bahia mediante adesão de interessados.

A importância do evento – Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado a primeira edição do evento. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro. Em ordem decrescente, em 2011, o evento foi realizado em Araxá-MG; em 2009, em Vitória-ES; em 2007, em Águas de Lindóia-SP; em 2005, em Londrina-PR; em 2003, em Porto Seguro-BA; em 2001, em Vitória-ES; em 2000, em Poços de Caldas-MG.

Pesquisa e seus reflexos - O café tem grande importância na economia agrícola brasileira, sendo o quinto produto do agronegócio exportado. A produção brasileira é a maior do mundo, respondendo por mais de um terço da produção mundial. Em 2012, o Brasil foi responsável por 33% do volume exportado no mundo. Nos últimos quatro anos, o café foi responsável por aproximadamente 7,5% das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2012, com uma colheita de 50,8 milhões de sacas, a safra brasileira bateu mais um recorde.

Além de ser uma cultura adaptada aos solos e climas brasileiros, sua evolução é, em grande parte, resposta às pesquisas realizadas ao longo desse tempo. Essas pesquisas permitiram o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças, mais produtivas e adaptadas a diferentes condições, bem como a geração de informações sobre cultivo, manejo da cultura e de pragas, aproveitamento de resíduos, entre outras. Estudos que trazem contribuição, soluções e inovação para todas as etapas da cadeia produtiva do café.

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil - Será realizado de 25 a 28 de novembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, BA. O evento é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café a cada dois anos e esta edição conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura - Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e as demais entidades consorciadas fundadoras: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Inscrições e informaçõeshttp://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Carolina Costa – MTb 7433/DF e Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927/1979
Site: www.embrapa.br/cafe www.consorciopesquisacafe.com.br