SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá mais de 300 apresentações de trabalhos científicos

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil terá mais de 300 apresentações de trabalhos científicos

E-mail Imprimir

Alternativas para cafeicultura familiar e Agregação de qualidade ao produto serão objeto de apresentação oral de resultados de pesquisa. O evento começa nesta segunda, dia 25 de novembro, em Salvador-BA

Está chegando a realização de mais um Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Esta 8ª edição, a ser realizada de 25 a 28 de novembro em Salvador-BA, terá como tema central “Pesquisa cafeeira - sustentabilidade e inclusão social”. Na ocasião, serão apresentados 306 trabalhos técnico-científicos, 20 deles com apresentação oral, para um público estimado de cerca de 800 participantes, entre pesquisadores, professores, extensionistas, cafeicultores, estudantes, dirigentes de cooperativas e associações, imprensa especializada e demais representantes do agronegócio café.

Os trabalhos orais serão apresentados nos dias 26, 27 e 28 de novembro e estão divididos nos seguintes em focos temáticos: Otimização dos sistemas de cultivo; Alternativas para cafeicultura familiar; Usos alternativos de resíduos e subprodutos do café; Diagnóstico e informação para formulação de estratégias e políticas; Difusão e transferência de tecnologias, conhecimentos e informações; Otimização de temas de cultivo; Agregação de qualidade ao produto; Aperfeiçoamento de processos industriais e novos produtos; Riscos físicos, químicos e biológicos à cafeicultura; Melhoria dos processos de colheita e da pós-colheita; Preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social; Cafeicultura irrigada e Ampliação da base do conhecimento. Para conhecer o título de todos os trabalhos orais e a hora programada para apresentação, clique aqui ou acesse http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169&Itemid=93.

Mais sobre o Simpósio de Pesquisa - O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. Confira a programação completa e inscreva-se. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.

O evento também conta com a realização de três palestras principais (“Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, visitas técnicas e a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio.

Inscrições antecipadas para as oficinas e minicursos – Para realizar a inscrição nas oficinas e minicursos, é necessário ter realizado a inscrição pelo site do evento, digitar login e senha e acessar o link INSCREVA-SE AQUI no fim da página disponível em http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=92) na página de Evento/Inscrições. Ao final da página, clicar em INSCREVA-SE AQUI.

A importância do evento – Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado a primeira edição do evento. O principal objetivo do Simpósio é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro. Em ordem decrescente, em 2011, o evento foi realizado em Araxá-MG; em 2009, em Vitória-ES; em 2007, em Águas de Lindóia-SP; em 2005, em Londrina-PR; em 2003, em Porto Seguro-BA; em 2001, em Vitória-ES; em 2000, em Poços de Caldas-MG.

Apoio - O VIII Simpósio conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura - Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e as demais entidades consorciadas.

Inscrições e informaçõeshttp://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF

Fone: (61) 3448-1927

Sites: www.sapc.embrapa.br  e www.consorciopesquisacafe.com.br