Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Café com arte: obras da artista Valéria Vidigal colorem o VIII Simpósio de Pesquisa de Cafés do Brasil

O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador – BA, além de reunir ciência, tecnologia e conhecimento, resgata também a arte brasileira por meio da pintura de Valéria Vidigal.  A artista – que há 10 anos se dedica a retratar o café em suas obras de arte – exibe suas peças no foyer do evento. Valéria é conhecida por cafeicultores do Brasil e do exterior por seu trabalho totalmente dedicado a retratar o café por meio da pintura.

“A exposição é uma forma de mostrar para o mundo a cafeicultura em uma obra de arte. Isso valoriza o café brasileiro no mundo, agrega valor. Meus quadros já foram vendidos para o Japão, EUA, México e outros países”, disse a artista. Esta é a quarta vez que Valéria participa do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. No ano de 2003, a artista exibiu suas obras no simpósio realizado em Porto Seguro; em 2007, em Águas de Lindóia; e em 2009, em Vitória. Este ano, além de exibir suas obras, Valéria foi também responsável pela criação da identidade visual do evento.

Valéria cresceu na fazenda do pai, em Viçosa-MG. Formou-se em Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa - MG, onde conheceu Gianno Brito, engenheiro agrônomo e cafeicultor, com quem veio a se casar, mudando-se para Vitória da Conquista – BA, em 1992. Na cidade, a artista abriu uma galeria de arte e escola de pintura e trabalhou como colaboradora de rádio, televisão e jornal. Hoje, além de dedicar sua arte a cafeicultura, Valéria trabalha na parte administrativa e cultural da fazenda da família, em Barra do Choça.

“Conviver com o café e poder ver de perto a plantação, o crescimento das mudas, o desenvolvimento de folhas e frutos e acompanhar o trabalho dos funcionários da fazenda é muito importante para o meu trabalho de artista. Além de pintar o imaginário cafeeiro, gosto de retratar cenas reais. Nesta exposição, por exemplo, o quadro intitulado “Dois primos” ilustra dois rapazes que trabalham em nossa fazenda”, disse Valéria.

A arte de Valéria Vidigal é toda voltada para a pintura em tela. Durante muitos anos, trabalhou com óleo sobre tela, mas, desde 2006, a artista voltou sua técnica para a pintura acrílica. “A tinta acrílica nos possibilita começar e terminar uma obra de um dia para o outro, coisa que a tinta a óleo não permite devido ao longo período de secagem”, afirmou a artista.

Valéria conta que as primeiras lembranças de sua infância são da fazenda de seu pai, local onde cresceu. “Desde aquela época eu já gostava de fazer arte, ainda que não me desse conta de que aquilo era uma expressão artística”, lembra a artista. Aos 11 anos de idade, em 1979, Valéria assinou sua primeira tela e, a partir daí, não parou mais. A artista fazia pinturas de temas diversos, de acordo com a demanda dos clientes. Até que, em 2003, recebeu uma mensagem espiritual de seu pai, falecido em 1990, pedindo que ela voltasse sua temática artística toda para o café, pois isso seria bom para sua vida profissional. Desde então, todos os quadros que a artista pintou foram ligados ao mundo do café.

Para Valéria, arte pode estar em toda parte, mas cada um a percebe e a interpreta de modo distinto. Neste Simpósio, além de se manifestar sob a forma números, dados e teses científicas de teor valioso, a arte está presente também nas interações sociais que aqui se desenvolvem e, claro, nas obras de Valéria. “Gosto muito da troca de experiências proporcionadas por eventos como o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e é por isso que estou sempre aqui, pertinho de minhas obras e buscando interagir com o público”, disse a artista.

Saiba mais sobre as obras de Valéria Vidigal no site: www.valeriavidigal.com.br

Sobre o Simpósio - O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. O principal objetivo do evento é promover ampla discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção para estimular debates permanentes de temas relacionados ao agronegócio café, que visem garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social. O público-alvo constitui-se de pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral, do país e do exterior. Essa é a 8ª. Edição do evento. O tema deste ano é “Sustentabilidade e inclusão Social”.

Assessoria de Imprensa do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Texto: