SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem sede definida

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem sede definida

E-mail Imprimir

A próxima edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, a ser realizado em 2015, já tem sede definida: acontecerá na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. A eleição do município aconteceu por aclamação durante a plenária de encerramento da 8ª edição do evento, realizado em Salvador-BA entre os dias 25 e 28 de novembro. 

Durante a sessão final o gerente adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Café, Lucas Tadeu Ferreira; e o professor e representante institucional da Universidade Federal de Lavras - Ufla, Rubens Guimarães; fizeram um balanço do evento. “Toda a programação, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos foi cumprida como planejado, algumas inclusive tiveram numero de inscrições superior ao programado para cada evento. Foram mais de 427 inscritos; exposição de aproximadamente 200 pôsteres, dos quais 20 tiveram apresentação oral”, revelou Lucas Ferreira. 

Na sequência o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, Jânio Silva, que veio de Brasília especialmente para participar da cerimônia de encerramento do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, falou sobre a importância da pesquisa para a cafeicultura brasileira. “A pesquisa é importante para o aumento da produtividade, sem aumento da produção e de área, e melhoria da qualidade do produto. Quando a produtividade aumenta, os custos diminuem e melhoram a renda do produtor, além de liberar área para outras culturas”, disse. 

O diretor complementou ainda que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, por meio de Departamento do Café, pretende retomar e incrementar a partir de 2014 o programa de promoção da marca Cafés do Brasil, com a participação das entidades representativas da cafeicultura do setor privado. Finalizou que a participação dos pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café é fundamental neste momento de dificuldades por que passa o setor cafeeiro, a fim de tentar encontrar soluções tecnológicas que melhorem a geração de renda nas diversas regiões produtoras de café. 

IX Simpósio em Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para sediar o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em 2015, por indicação do pesquisador e diretor de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), uma das dez entidades fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, Armando Androcioli Filho.

Sobre o Simpósio - O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pelaEmbrapa Café. O principal objetivo do evento é promover ampla discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção para estimular debates permanentes de temas relacionados ao agronegócio café, que visem garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social. O público-alvo constitui-se de pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral, do país e do exterior. Essa é a 8ª. Edição do evento. O tema deste ano é “Sustentabilidade e inclusão Social”.

 

Assessoria de Imprensa do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Texto:

Jan Penalva DRT 3672 - BA

Contatos: 61 9221-9484 –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Sites: www.sapc.embrapa.br e www.consorciopesquisacafe.com.br