SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Trabalhos científicos no formato de pôsteres apresentados no VIII Simpósio de Pesquia dos Cafés do Brasil estão disponíveis na internet

Trabalhos científicos no formato de pôsteres apresentados no VIII Simpósio de Pesquia dos Cafés do Brasil estão disponíveis na internet

E-mail Imprimir

Durante a realização do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado de 25 a 28 de novembro em Salvador-BA, foram apresentados 306 trabalhos técnico-científicos em formato de pôsteres. Os resumos expandidos desses trabalhos estão disponíveis no site do Consórcio Pesquisa Café agrupados por área temática. Para acessá-los, clique aqui (http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=407&catid=41:noticias&Itemid=395). Essa edição do evento teve como tema central “Pesquisa cafeeira - sustentabilidade e inclusão social” e recebeu cerca de 550 participantes, entre pesquisadores, professores, extensionistas, cafeicultores, estudantes, dirigentes de cooperativas e associações, imprensa especializada e demais representantes do agronegócio café.

O evento também contou com a realização de três palestras principais (“Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”), oito minicursos, quatro oficinas de trabalho e quatro mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café, como avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café, tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura, certificação, Identificação Geográfica, avaliação da sustentabilidade na propriedade rural, manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura, avanços na nutrição, melhoria da qualidade e agregação de valor do café arábica e conilon, mecanização, sistemas agroflorestais e orgânicos e manejo fitossanitário do cafeeiro, noções sobre classificação e degustação de café, estado da arte da cafeicultura familiar no Brasil”, cultivares de café, entre outros. O conteúdo dessas apresentações também está disponível no site. Para acessar, clique aqui.  

Próximo Simpósio, em 2015, em Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para sediar o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em 2015, por indicação do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), uma das dez entidades fundadoras do Consórcio Pesquisa Café.

Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado a primeira edição do evento. Em ordem decrescente, em 2011, o evento foi realizado em Araxá-MG; em 2009, em Vitória-ES; em 2007, em Águas de Lindóia-SP; em 2005, em Londrina-PR; em 2003, em Porto Seguro-BA; em 2001, em Vitória-ES; em 2000, em Poços de Caldas-MG.

Sobre o Simpósio - O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. O principal objetivo do evento é promover ampla discussão da comunidade científica com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção para estimular debates permanentes de temas relacionados ao agronegócio café, que visem garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social. O público-alvo constitui-se de pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral, do país e do exterior.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469 - DF

Contatos: (61) 3448-1927 –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Sites: www.sapc.embrapa.br e www.consorciopesquisacafe.com.br