SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Ufla inaugura a Agência de Inovação do Café

Ufla inaugura a Agência de Inovação do Café

E-mail Imprimir

Mantendo a tradição e o pioneirismo na área de cafeicultura, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) - instituição participante e co-fundadora do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café - inaugura nesta sexta-feira (27/6) a Agência de Inovação do Café - InovaCafé.

Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e sediada no campus da Universidade, a InovaCafé vai integrar em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – Sectes, Ufla e Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a viabilização da nova Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café, que nesse momento financiam outros investimentos necessários ao funcionamento da nova Agência.

O novo espaço vai integrar iniciativas do Setor de Cafeicultura da Ufla, o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Polo de Tecnologia em Pós-Colheita do Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que inclui o Centro de Trainee em Mercados e o Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café.

Também farão parte da agência a coordenação institucional do Consórcio Pesquisa Café, a Unidade de Torrefação de Café, o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), a secretaria administrativa da Revista Coffee Science, a Unidade de Difusão Virtual de Tecnologias – Café Web TV, o Centro de Armazenamento e Controle de Defensivos Agrícolas e o Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia.

A Agência de Inovação do Café busca integrar o governo, as universidades e o setor empresarial, considerando as condições estruturais de uma aliança estratégica para elevar a competitividade da cafeicultura brasileira.

A ideia principal da Agência é estabelecer mecanismos de cooperação entre todas as instituições agregadas, visando à utilização compartilhada dos recursos materiais, bem como a formação e capacitação de recursos humanos.

Estrutura – A InovaCafé vem ampliar a estrutura dedicada ao ensino, pesquisa e extensão em cafeicultura na UFLA, incluindo laboratórios já existentes, infraestrutura pós-colheita, casas de vegetação e experimentos de campo. O novo prédio possui aproximadamente 1500 metros quadrados de área construída em três pavimentos, incluindo salas dos projetos e laboratórios multiusuários. A construção teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,2 milhão repassado pela Finep, por meio da Sectes e o restante de contrapartida da UFLA, com recursos do MEC.

Café em Minas e no Brasil- Minas Gerais destaca-se como o maior produtor nacional de café, sendo responsável pela metade de toda a produção brasileira. O Brasil possui um parque cafeeiro estimado em 2,3 milhões de hectares. São cerca de 300 mil produtores com uma produção, média, em torno de 45 milhões de sacas de café beneficiado. O café é fonte imprescindível de receita para centenas de municípios, além de ser o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional.

 

Texto: Cibele Aguiar - MTb 06097/MG, da Assessoria de Comunicação da Ufla

Contatos: 35 38295197 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.