SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Revista Coffee Science divulga mais recente edição

Revista Coffee Science divulga mais recente edição

E-mail Imprimir

A publicação está disponível gratuitamente nos sites do Consórcio Pesquisa Café e da revista Coffee Science

A Coffee Science, revista técnico-científica especializada em cafeicultura, lança mais uma edição (volume 9, número 4, 2014). A publicação é uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras - Ufla e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cafeeiro nas diferentes áreas do setor. A revista Coffee Science tem tradução integral dos artigos para o inglês e está disponível, gratuitamente, no site Coffee Science e do Consórcio Pesquisa Café.

Pesquisas publicadas - Entre os destaques desta edição estão estudos de alternativas de manejo de água de irrigação de conilon no Norte Capixaba, onde o cultivo tem sido conduzido predominantemente com irrigação em razão das condições de distribuição das chuvas. O trabalho teve o intuito de avaliar métodos de manejo de água em sistema de irrigação por micro-aspersão em cafeeiros conilon adultos. Os resultados obtidos indicaram que os manejos de irrigação pelo sistema irrigas e balanço hídrico possibilitaram aumento de produtividade com maior consumo de água e menor eficiência na irrigação.

Estudo também realizado no Espírito Santo mostra produtividade do cafeeiro conilon conduzido com a poda programada de ciclo e diferentes densidades de cultivo. Foram realizados dois ensaios: um, com menores espaçamentos e números de hastes por planta; e, outro, com maiores espaçamentos e número de ramos por planta. Os resultados mostram que a redução do espaçamento associado ao aumento do número de hastes por planta tem efeito positivo sobre a produtividade do café conilon. Pretende-se, com a pesquisa, aprimorar as indicações de manejo.

Também está sendo apresentado, no mais recente número da Coffee Science, a eficiência da colheita mecanizada do café com uso do inibidor de biossíntese de etileno, buscando compreender sua influência na queda natural dos frutos. Constatou-se que uma das limitações da colheita, seja no sistema manual ou mecanizado, é a desuniformidade de maturação, que prejudica o desempenho operacional e a qualidade do produto final, gerando perdas econômicas aos produtores.

A publicação ainda disponibiliza pesquisa da qualidade físico-hídrica de Latossolo Vermelho com irrigação e braquiária em lavoura de café no Cerrado. Comprovou-se que o regime de irrigação aumentou a densidade na camada superficial do solo, sem prejudicar sua capacidade de armazenamento de água. Em relação à braquiária, plantadas nas entrelinhas do cafeeiro, houve efeito positivo de suas raízes sobre os atributos físico-hídricos do solo, incrementando a capacidade de armazenamento de água do solo.

Revista Coffee Science: avanços e consolidação - A Coffee Science é publicada trimestralmente na versão impressa e eletrônica contendo artigos originais completos da comunidade científica nacional e internacional, visando promover o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas, entre outras. 

Histórico e indexação – A revista Coffee Science foi criada pelo Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café). Hoje está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Latindex (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), Scientific Commons (University of St. Gallen – Switzerland), Scopus-Elsevier, Periódicos Capes,Agricola (USDA – National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library. 

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, a Ufla e ler todas as edições da revista Coffee Science acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.ufla.br/

http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience


Gerência de Transferência de Tecnologia

Flávia Bessa (MTb 4469/DF) e Clarissa Ratton (MTb 9673/DF)

Contatos: 61 3448-1927 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br