SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Organização Internacional do Café - OIC divulga relatório sobre o mercado de café

Organização Internacional do Café - OIC divulga relatório sobre o mercado de café

E-mail Imprimir
O relatório mensal da OIC está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café

A OIC é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, do qual o Brasil é membro, congregando países exportadores e importadores para, mediante cooperação internacional, enfrentar os desafios com que o café se depara no mundo. Seus membros representam 97% da produção de café e mais de 80% do consumo mundial. Administra o Acordo Internacional do Café (AIC), um importante instrumento para a cooperação de questões cafeeiras dos países envolvidos. Sua missão é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente de mercado, dando melhores condições a todos os participantes do setor.

Nesse contexto, a OIC divulga, mensalmente, o Relatório sobre o Mercado de Café. Na edição de janeiro de 2015, destaca, em relação ao nosso País, que o tempo observado no Brasil foi o principal indutor dos preços do café, que primeiro subiram, depois caíram outra vez. A estiagem no Brasil, em princípios de janeiro, empurrou os preços para cima. A previsão de chuvas para fins de janeiro, porém, interrompeu essa breve recuperação. Entretanto, os níveis pluviométricos no Brasil continuam abaixo da média, comprometendo a safra de 2015/16, segundo o Relatório.

De acordo também com a OIC, que representa os países produtores e consumidores em nível mundial, as médias mensais do preço atingiram seus níveis mais baixos desde fevereiro de 2014 (caíram 1,6%) e um sentimento de baixa no mercado continuou a exercer pressões baixistas sobre os preços. As exportações do ano cafeeiro de 2014/15, por sua vez, se mantiveram fortes. Uma redução de 5,5% nas exportações dos arábicas (para 5,2 milhões de sacas) foi igualada por um aumento de 9,9% nas exportações dos robustas (para 3,6 milhões). Em 2014, as exportações bateram um recorde, alcançando 111,7 milhões de sacas, o volume mais alto de que se tem registro. Esse desempenho resultou principalmente dos embarques do Brasil, que aumentaram de 31,5 milhões de sacas, em 2013, para 36,3 milhões, em 2014.

O Relatório também demonstra, entre outros dados e informações relevantes da cafeicultura mundial, que as exportações do Vietnã aumentaram, alcançando 25 milhões de sacas, bem como as da Colômbia, que passaram de 9,7 milhões de sacas em 2013 para 11 milhões em 2014. Em contrapartida, as exportações da América Central, na maioria dos casos, sofreram quedas em 2014, pois o surto de ferrugem continuou a afetar a produção, como também no Peru e no México. E, ainda, volume e valor das exportações mundiais, total da produção nos países exportadores, estoques e consumo mundial, entre outras análises e gráficos comparativos pertinentes.

Acesse o site do Consórcio Pesquisa Café - Observatório do Café (no menu Conjuntura Mundial) e confira o Relatório sobre o Mercado de Café da OIC (Jan/2015).

Observatório do Café - No contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.

No Observatório do Café estão disponíveis os seguintes documentos e análises: Informe Estatístico do CaféValor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa CaféAcompanhamento da Safra BrasileiraRelatório Final de Levantamento de Estoques Privados de CaféBalanço Semanal do CaféEvolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de Café, entre outros.

 

Saiba mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café e Organização Internacional do Café – OIC:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.ico.org/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira  - MTb 3032/DF
Contatos:     Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-1927
Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br