SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Consórcio Pesquisa Café divulga primeira edição da revista Coffee Science de 2015

Consórcio Pesquisa Café divulga primeira edição da revista Coffee Science de 2015

E-mail Imprimir

A revista Coffee Science, editada pela Universidade Federal de Lavras – Ufla, contempla os mais recentes avanços da pesquisa cafeeira

A Coffee Science, revista técnico-científica especializada em cafeicultura, lança mais uma edição (volume 10, número 1, 2015). A publicação é uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras - Ufla e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cultura do café no Brasil. A revista publica trimestralmente artigos originais completos com tradução integral dos artigos para o inglês e está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e no site da revista Coffee Science.

Para o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, “a Coffee Science traz importantes contribuições da comunidade científica brasileira para manter o nosso País na vanguarda da cafeicultura mundial ao promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação do agronegócio café. A revista foi criada pelo Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café)", conclui.

Pesquisas publicadas – Entre os artigos dessa edição, destaca-se pesquisa sobre caracterização nutricional de acessos de café arábica provenientes da Etiópia, que é o centro de origem da espécie. Essa caracterização visa identificar acessos de material genético que apresentem boa produtividade com menos impacto no meio ambiente. Nesse sentido, a caracterização de acessos provenientes do centro de origem é um importante subsídio para os programas de melhoramento genético, visando à seleção de materiais de interesse para produção de novas cultivares.

Também há estudo sobre variabilidade genética de genótipos de café robusta no estado de Minas Gerais para serem utilizados em um programa de melhoramento genético. Foram avaliados a divergência genética de 71 genótipos pertencentes ao Banco de Germoplasma do programa de melhoramento genético da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Outro resultado de pesquisa apresentado nesta edição da Coffee Science é sobre disponibilidade hídrica no solo no desenvolvimento inicial do cafeeiro conilon, tendo em vista que estresses abióticos, como a seca, podem reduzir significativamente o rendimento do cafeeiro conilon. Observou-se que o desenvolvimento inicial do café conilon foi comprometido com a redução da disponibilidade hídrica do solo. A restrição hídrica prolongada influenciou, significativamente, o desenvolvimento inicial do cafeeiro conilon. Concluiu-se que as plantas submetidas a um período de 30 dias de restrição hídrica apresentaram total recuperação, quando comparadas àquelas mantidas com umidade do solo próximo de 100% da água disponível.

Outros artigos com temas relevantes para a cafeicultura encontram-se disponíveis nesta edição da revista Coffee Science.

Revista Coffee Science: avanços e consolidação - A Coffee Science é publicada trimestralmente na versão impressa e eletrônica contendo artigos originais completos da comunidade científica nacional e internacional, visando promover o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas, entre outras.

Indexação – Indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Latindex (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), Scientific Commons (University of St. Gallen – Switzerland), Scopus-Elsevier, Periódicos Capes, Agricola (USDA – National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.

Conheça também o Observatório do Café - No contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor. Para chegar às informações, acesse o site do Consórcio Pesquisa Café.  

 

No Observatório do Café estão disponíveis os seguintes documentos e análises: Revista Coffee Science, Informe Estatístico do CaféValor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa CaféAcompanhamento da Safra BrasileiraRelatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Evolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de Café, entre outros.

 

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, a Ufla e ler todas as edições da revista Coffee Science acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.ufla.br/

http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa (MTb 4469/DF) e Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)

Contatos: 61 3448-1927 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br