SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Focos temáticos norteiam submissão de trabalhos técnico-científicos para o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Focos temáticos norteiam submissão de trabalhos técnico-científicos para o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

E-mail Imprimir

O evento, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, no Paraná, de 24 a 26 de junho. São esperados mais de 400 trabalhos de pesquisa sobre cafeicultura.

Até o próximo dia 22 de abril estão abertas as inscrições para resumos de trabalhos técnico-científicos do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Pesquisadores e estudantes de todo o Brasil podem submeter trabalhos relacionados aos seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.

Conforme já divulgado anteriormente, os resumos dos trabalhos técnico-científicos devem ser encaminhados por meio da página do IX Simpósio (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados de 23 a 30 de abril. Os autores deverão fazer as correções solicitadas de 1º a 10 de maio. A divulgação do resultado será feita até 14 de maio. Espera-se a apresentação de cerca de 400 trabalhos técnico-científicos. A Comissão Científica do evento alerta que não haverá mais prorrogação de prazo para envio dos resumos dos trabalhos técnico-científicos. Também não haverá serviço de tradução durante o evento.

As inscrições para todos os participantes do evento são gratuitas e darão acesso total ao evento: coquetel de abertura, palestras, mesas-redondas e painéis de discussão. Para se inscrever, acesse o site do evento (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br).

Local, data e públicos - Esta IX edição será realizada no Centro de Convenções de Curitiba, no Paraná, de 24 a 26 de junho, e conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR. São esperados aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café: pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Sobre o evento - Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizados pelo Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, fazem parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Desde 2000, foram realizadas oito edições do evento. Os anais das edições anteriores estão disponíveis aqui.

Mais informações do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br