SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil: sai resultado dos trabalhos técnico-científicos

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil: sai resultado dos trabalhos técnico-científicos

E-mail Imprimir

O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e será em Curitiba-PR de 24 a 26 de junho de 2015. Inscrições para todos os participantes do evento são gratuitas.

Foi divulgado nesta quinta-feira, 14 de maio, o resultado final dos trabalhos técnico-científicos selecionados que serão apresentados durante o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, a ser realizado de 24 a 26 de junho, em Curitiba-PR. Em abril, foi realizada a análise e seleção de resumos pela Comissão Científica e, de 1º a 10 de maio, a correção pelos autores. O próximo passo é a de confecção dos anais. Esta edição do evento, cujo tema é "Consórcio Pesquisa Café Oportunidades e Novos Desafios", conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR.

A Comissão Científica pede, nesse momento, que os autores verifiquem os pareceres elaborados após as alterações incorporadas, para que possam ver a situação dos trabalhos. Além disso, é necessário que os respectivos autores verifiquem normas para apresentação em formato pôster. E atenção: como parte dos trabalhos foi selecionada para apresentação oral, esses autores devem efetuar a confirmação até 29 de maio e ficar atentos às normas para apresentação oral. Confira todas as normas aqui.

Autores e trabalhos - Pesquisadores e estudantes das principais instituições de pesquisa e ensino que estudam a cultura cafeeira enviaram seus trabalhos de pesquisa para apresentação durante o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Ao todo foram 256 trabalhos técnico-científicos relacionados aos seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.

Sobre o evento - O objetivo principal do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e ainda promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.

Para o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, é uma oportunidade de promovermos amplo diálogo da comunidade científica com o setor produtivo e também de avaliarmos as pesquisas e as tecnologias que vêm sendo desenvolvidas pelo Consórcio, em sintonia com as demandas do agronegócio café. "É tradição, a cada dois anos, a realização do evento e as instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, sempre prestigiam e dão apoio. O Consórcio - cuja essência é a própria da parceria entre as instituições consorciadas de pesquisa, ensino e extensão – estará bem representado nesta edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Praticamente todas as instituições participantes enviaram resultados de seus estudos, fortalecendo o arranjo institucional do Consórcio e a cafeicultura brasileira".

São esperados aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café: pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

As inscrições para todos os participantes do evento são gratuitas e darão acesso total ao evento: coquetel de abertura, palestras, mesas-redondas e painéis de discussão. Para se inscrever, acesse o site do evento (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br).

Consórcio Pesquisa Café - Criado em 1997, congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. O modelo de gestão do Consórcio incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais. As instituições fundadoras são: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Mais informações do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/ 

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br