SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil debaterá avanços da pesquisa e temas relevantes e atuais da cafeicultura brasileira

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil debaterá avanços da pesquisa e temas relevantes e atuais da cafeicultura brasileira

E-mail Imprimir

Entre eles, cafeicultura de montanha, gestão sustentável da água, consumo de café no Brasil e no mundo, mudanças climáticas, novas oportunidades de negócios, Indicação Geográfica, tolerância à seca, biotecnologia, entre outros.

Está se aproximando a realização do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Essa edição será de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções de Curitiba-PR, e será marcada pela discussão de temas relevantes e atuais da pesquisa cafeeira definidos pela Comissão Técnica em sintonia com as instituições de pesquisa, ensino e extensão que participam do Consórcio, além das demandas do agronegócio café.

Segundo o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, os temas e subtemas escolhidos refletem os avanços da pesquisa alinhados com as questões que atualmente fazem parte do contexto da cultura do café no País e no mundo. "O objetivo do Simpósio é trazer informações e conhecimentos que possam colaborar com o avanço da pesquisa e, ao mesmo tempo, sinalizar novas oportunidades e superação de desafios do setor. Assim, essa será uma oportunidade de promovermos amplo diálogo entre a comunidade científica para avaliarmos as pesquisas e as tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio, seus impactos e benefícios para sociedade, visando à sustentabilidade do setor. Aproveito para convidar os interessados em conhecer os avanços da pesquisa cafeeira a se inscreverem no IX Simpósio".

Temas, subtemas e palestrantes - Na solenidade de abertura, será realizada conferência sobre "Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios". Oito painéis compõem a estrutura da programação do evento: Cafeicultura de montanha; Gestão sustentável da água na cafeicultura; Tendências do consumo de café; Café conilon; Transferência de tecnologias na cafeicultura; Café e clima; Novas oportunidades de negócios; e Indicações Geográficas: agregando valor ao produto.

Na área de Cafeicultura de montanha serão discutidas Práticas de manejo, pelo cafeicultor Adolfo Henrique Vieira Ferreira, e Mecanização, pelo professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA Fábio Moreira da Silva. O moderador será o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Breno de Mesquita.

No painel Gestão sustentável da água na cafeicultura, serão debatidos Uso racional da água, pelo consultor Paulo Romano, e Práticas conservacionistas para produção e reservação de água, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Lineu Rodrigues. A moderação desse painel é do presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - Abid, Helvécio Saturnino Braga.

O terceiro painel, sobre Tendências do consumo de café, contará com dois palestrantes para falar sobre Mercado e tendências. O professor da UFLA Luiz Gonzaga Castro Júnior dará enfoque internacional ao tema e o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, Nathan Herszkowicz, enfoque nacional. O pesquisador do Instituto de Economia Agrícola – IEA Celso Vegro fará a moderação.

O Café conilon será abordado no quarto painel do Simpósio. Sobre essa espécie de café serão abordados os subtemas Mecanização, pelo gerente de colhedoras da Jacto Máquinas Agrícolas, Walmi Gomes Martins; ­e Genética e melhoramento, que terá a explanação do pesquisador da Embrapa Café lotado no Incaper, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca.

Transferência de tecnologias na cafeicultura é outro tema de painel. Na ocasião, os técnicos da Emater Leonardo Brumano Kalil (Emater-MG) e Cilésio Abel Demoner (Emater-PR) e ainda o diretor-técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper-ES, Lúcio Herzog De Muner, vão falar sobre a experiência de cada um desses estados em transferência de tecnologia. O pesquisador do Instituto Agronômico – IAC Roberto Tomaziello será o moderador do painel.

O tema Café e clima também consta da pauta do evento, mais especificamente do sexto painel, que contará com os subtemas Clima: diagnóstico e prognósticos para próxima década e Alterações Climáticas e a cafeicultura, cujos palestrantes são, respectivamente, os professores Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, e Hilton Silveira Pinto, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O moderador será o pesquisador Paulo Henrique Caramori, do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar.

O sétimo painel vai tratar de Novas oportunidades de negócios. Como exemplos de práticas no mundo da cafeicultura que apresentaram soluções rentáveis, levando em consideração o contexto sociopolítico, econômico e cultural, será demonstrado o Projeto de Integração de Cafés Especiais, pela cafeicultura Carmem Lúcia Chaves de Brito, e a iniciativa de Agregação de qualidade ao café da Fazenda Santa Margarida, cujos palestrantes e executores da ideia são o cafeicultor Mariano Martins e sua sócia Fabíola Filinto.

Finalmente, o oitavo painel, Indicações Geográficas: agregando valor ao produto, vai trazer a experiência da Região da Serra da Mantiqueira, a ser contada pela pesquisadora da Embrapa Café lotada na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig Helena Maria Ramos Alves, e do Norte Pioneiro do Paraná, pelo diretor da Associação dos Cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná – ACENPP. A moderação será pelo superintendente da Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado – FUNDACCER , Juliano Tarabal.

Sessão técnica - O IX Simpósio dos Cafés do Brasil terá, ainda, sessão técnica com os seguintes temas: Tolerância à seca e biotecnologia, pelo pesquisador da Embrapa Café Alan Carvalho Andrade; Produtos de origem biotecnológica aplicados na cadeia produtiva do café, pela pesquisadora Epamig Sara Maria Chalfoun; Os novos desafios da cafeicultura familiar brasileira, pelo professor do IFSULDEMINAS José Marcos Angélico de Mendonça; Nutrição equilibrada do cafeeiro, pelo consultor Guy Carvalho; e Opióides do café: identificação, caracterização e potenciais aplicações, pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Carlos Bloch.

Trabalhos técnico-científicos - Ao todo serão apresentados 256 trabalhos técnico-científicos relacionados aos seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.

Evento e inscrições - São esperados aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café: pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira. Até o momento, foram inscritos mais de 300 participantes.

As inscrições para todos os públicos são gratuitas e darão acesso total ao evento: coquetel de abertura, palestras, mesas-redondas e painéis de discussão. Para se inscrever, acesse o site do evento. Veja também no site a lista dos hotéis indicados pela organização do evento, os quais vão dispor de traslado para o Centro de Convenções de Curitiba.

Para saber mais sobre o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR, acesse:

http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br