SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Minas Gerais realiza Semana Internacional do Café – SIC em Belo Horizonte no EXPOMINAS - período de 24 a 26 de setembro

Minas Gerais realiza Semana Internacional do Café – SIC em Belo Horizonte no EXPOMINAS - período de 24 a 26 de setembro

E-mail Imprimir

A capital mineira, Belo Horizonte, se prepara para sediar a 3ª edição da Semana Internacional do Café – SIC. O evento, considerado um dos maiores do setor cafeeiro do País, será realizado no Centro de Convenções Expominas, no período de 24 a 26 de setembro. O objetivo principal é reunir a cadeia produtiva – nacional e internacional – em prol do desenvolvimento sustentável do café brasileiro, e proporcionar a discussão de novas oportunidades de mercado com ganhos de qualidade, uso de tecnologias e estratégias para superar crises econômicas.

A expectativa é de que o evento receba em torno de 12 mil participantes, entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, pesquisadores, professores, extensionistas, compradores, fornecedores, entre outros interessados no café de vários países. O encontro contará, ainda, com 100 expositores e 150 marcas, além da realização de seminários técnicos, cursos e workshops com foco em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, da Café Editora e do Governo de Minas Gerais.

Segundo o diretor da Faemg, Breno Mesquita, é importante evidenciar que o País não é apensas referência em quantidade, mas também em qualidade do café, pois cerca de 10% do produto exportado é de café especial. "E durante a Semana Internacional do Café teremos a oportunidade de mostrar ao mundo o diferencial dos nossos cafés", ressalta. Entre os maiores consumidores dos cafés especiais brasileiros estão Japão, Estados Unidos e União Europeia. Já o mercado interno tem ainda muito potencial para crescer nesse segmento: das atuais 20 milhões de sacas consumidas no País, estima-se que em torno de um milhão seja de cafés especiais.

Programação – Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Para os apreciadores de café, será possível conhecer as últimas novidades e tendências do mercado, novos cafés que serão servidos por baristas de todo o Brasil e participar de palestras ministradas por renomados especialistas do setor cafeeiro nacional e internacional.

Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesas-redondas, com representantes de diversos setores do café. Também fazem parte da agenda do evento, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil.

Para os interessados nos mais recentes avanços da pesquisa cafeeira, no Fórum Agricultura Sustentável, a SIC contará ainda com palestras técnicas de três pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café: "Reúso da Água no Processamento dos Frutos do Café", ministrada pelo pesquisador Sammy Fernandes Soares, da Embrapa Café; "Inovação da poda do café arábica", pelo pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper; e "Inovações na Mecanização da Cafeicultura de Montanha" e "Novidades no processo de secagem do café", pelo professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA Flávio Meira Borém. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que vão apresentar conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.

Para saber mais sobre a programação completa e inscrição na Semana Internacional do Café, sobre o Consórcio Pesquisa Café e a Embrapa Café, acesse:

www.semanainternacionaldocafe.com.br

www.consorciopesquisacafe.com.br

www.embrapa.br/cafe   

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Clarissa Ratton – MTb 9673/DF

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e 61 3448-4010