SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Mecanismos de monitoramento climático e fitossanitário para a cafeicultura são tema do Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa

Mecanismos de monitoramento climático e fitossanitário para a cafeicultura são tema do Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa

E-mail Imprimir

O trabalho é feito pela Fundação Procafé, participante do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, em conjunto com o Ministério da Agricultura e parceiros regionais

Os produtores do Sul e do Oeste de Minas Gerais contam com ferramenta que os auxilia no planejamento da condução da lavoura cafeeira. São as Estações de Avisos Climáticos e Fitossanitários, que fazem monitoramento constante das condições climáticas e fitossanitárias para a cafeicultura da região. O trabalho é feito pela Fundação Procafé, participante do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa e parceiros regionais.

Mecanismos de monitoramento climático e fitossanitário para a cafeicultura são o tema do programa de rádio da Embrapa, o Prosa Rural, da grade desta semana para as regiões Centro-Oeste/Sudeste e Sul, ficando disponível para acesso no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café (Vídeos e Áudios) e a inda no site do Prosa Rural. Nesta edição, o pesquisador Rodrigo Paiva, da Fundação Procafé, mostra como é possível fazer, de modo sustentável, um manejo integrado de pragas e de irrigação a partir dos resultados gerados por essas Estações. Para ouvir o programa, clique aqui

As Estações de Avisos Climáticos e Fitossanitários permitem prever as médias climáticas e os índices de pragas e doenças e ainda o balanço hídrico de água no solo e as médias de crescimento e enfolhamento das lavouras cafeeiras, servindo de base para a tomada de decisões. Também contribui para o entendimento dos efeitos do clima nas diferentes fases fenológicas do desenvolvimento do café e suas consequências para a produção final das plantas. O resultado são lavouras mais produtivas e com café de melhor qualidade, com reflexo na sustentabilidade da produção e na renda do produtor.

As informações coletadas por meio do monitoramento climático e fitossanitário são divulgadas mensalmente na Internet por meio dos Boletins de Avisos Climáticos e Fitossanitários, disponíveis no site da Fundação Procafé. Além disso, são enviadas por e-mail para técnicos de assistência ao produtor, imprensa em geral, cafeicultores, estudantes e pesquisadores da cultura cafeeira. Ao total, são cerca de vinte e um mil os beneficiados no Sul e Oeste de Minas Gerais.

Fundação Procafé – Localizada em Varginha-MG, na região Sul do estado, surgiu da necessidade de preservar e ativar o patrimônio tecnológico do antigo IBC – Instituto Brasileiro do Café (extinto em 1990), constituído de banco genético, laboratórios e fazendas experimentais. Entre os principais objetivos da Fundação Procafé estão o de realizar estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, entre outros. Nesse contexto, promove e apoia treinamento de pessoal ligado à cafeicultura e realiza eventos técnicos-científicos e de transferência de tecnologias diretamente ou em parceria com órgãos públicos e privados. Seu corpo técnico tem experiência de cerca de 40 anos em atividades de pesquisa e transferência de tecnologia cafeeira.

Prosa Rural - O programa é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica em conjunto com as demais Unidades da Embrapa. É distribuído gratuitamente para rádios de todo o Brasil, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), da Radiobrás, do Ministério das Comunicações e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Observatório do Café Divulga, além do programas da Embrapa de rádio, o Prosa Rural, também o programa de TV, o Dia de Campo na TV, publicações das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café contendo dados, análises e informações sobre:  Relatórios da OIC e do CeCafé e do Informe Estatístico do Café, do Mapa, Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, Levantamento da Safra de Café, da Conab; Valor Bruto da Produção, do Mapa; portfólio de tecnologias desenvolvidas pelo Consórciopublicações técnicas; Revista Coffee Science; dados completos sobre Safras e EstoquesConsumos e TendênciasEstatísticas, Cotações e AnálisesClipping mensal de notícias veiculadas na mídiaImagensVídeos e ÁudiosRede Social do CaféRelatórios de Atividades; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, entre outros.

Para saber mais sobre a Fundação Procafé, as Estações de Avisos Climáticos e Fitossanitários, o Consórcio Pesquisa Café, o Observatório do Café, a Embrapa Café, o Prosa Rural, a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acesse:

http://fundacaoprocafe.com.br/

http://fundacaoprocafe.com.br/estacao-e-avisos/sul-de-minas/sobre-estacao

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe

https://www.embrapa.br/cafe

https://www.embrapa.br/prosa-rural

https://www.embrapa.br/

http://www.agricultura.gov.br/  


Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469

Contatos: 61 3448-4010 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.