SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Museu do Café realiza atividades culturais relacionadas a café neste mês de maio de 2016 durante 14ª Semana Nacional de Museus

Museu do Café realiza atividades culturais relacionadas a café neste mês de maio de 2016 durante 14ª Semana Nacional de Museus

E-mail Imprimir

logo_museu_cafe_siteCom o tema “Museus e Paisagens Culturais” essas atividades culturais relacionadas a café serão realizadas no período de 16 e 22 de maio pelo Museu do Café de Santos

Localizado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, no Centro Histórico de Santos – SP, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo por meio de exposições e atividades culturais.

Nesse sentido, aproveitando a 14ª Semana Nacional de Museus, apresenta ao público uma sequência de palestras, bate-papos e caminhada pelo Centro Histórico para compreender um pouco mais sobre paisagens culturais relacionadas ao café. E, justamente com essa temática, que o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram apresenta seu evento: “Museu e Paisagens Culturais”, com diversas ações nos dias 16 a 22 de maio. No Museu do Café, as atividades serão realizadas nos dias 16 a 20 do mesmo mês.

O ciclo de palestras tem início no dia 16, com o tema: “Paisagem Cultural sob a Perspectiva do Turismo”, ministrada pelos guias turísticos da região, às 10h. A ideia é apresentar a importância da relação da proposta do evento com os museus e também fazer uma imersão nas demais atividades que compõem a programação do Museu do Café. No dia 17, às 10h, acontece uma caminhada pelo Centro Histórico com a temática “Roteiro do Café”, abordando a paisagem cultural do café e todas as transformações impulsionadas pelo dinheiro proveniente das negociações do grão no meio urbano de Santos.

No dia 18, também às 10h, as atividades continuam com o bate-papo do ex-técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, José Saia Neto. O especialista vai ao Monte Serrat, outro importante ponto turístico de Santos localizado no Centro Histórico, para apresentar os conceitos de paisagem cultural com base em exemplos encontrados na cidade de Santos e a relação Café-Porto-Ferrovia. Ainda nessa linha de roda de conversa, os pesquisadores do Museu conduzem outro bate-papo: “O patrimônio imaterial como elemento agregador ao conceito de Paisagem Cultural”, no dia 19, às 10h.

Fechando a programação, o professor, turismólogo e guia de turismo, Renato Marquesine, irá ao Museu falar sobre “Paisagem Cultural e Meio Ambiente”. Marquesine conta com vasta experiência no ramo e sua atividade será realizada no dia 20, com início previsto também para 10h.

Todas essas atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h; e aos domingos entre 10h e 17h. Contudo, para a visitação os ingressos custam R$ 6; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos das 10h às 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

 

14ª Semana Nacional de Museus – Museus e Paisagens Culturais

 

Palestra “Paisagem Cultural sob a Perspectiva do Turismo”

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP

Data: 16/05 - horário: 10h - Inscrições gratuitas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Caminhada “Roteiro do Café”

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP

Data: 17/05 - horário: 10h - Inscrições gratuitas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Bate-papo “Os conceitos de paisagem cultural com base nos exemplos encontrados na cidade de Santos e sua relação com o Café-Porto-Ferrovia”, com José Saia Neto, ex-técnico do Iphan

Local: Monte Serrat

Endereço: Praça Correia de Mello, 33 – Centro Histórico – Santos – SP

Data: 18/05 - horário: 10h - Inscrições gratuitas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Bate-papo “O patrimônio imaterial como elemento agregador ao conceito de Paisagem Cultural”, com os pesquisadores do Museu do Café

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP

Data: 19/05 - horário: 10h - Inscrições gratuitas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Palestra com o professor Renato Marquesine “Paisagem Cultural e Meio Ambiente”

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP

Data: 20/05 - horário: 10h - Inscrições gratuitas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Informações/Imprensa

Museu do Café

Assessoria de Comunicação

(13) 3213-1751

Caroline Nóbrega / Karina Frey / Vinícius Morales

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Assessoria de imprensa

Viviane Ferreira / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (11) 3339-8243

Gisele Turteltaub / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (11) 3339-8162

Com o tema “Museus e Paisagens Culturais” essas atividades culturais relacionadas a café serão realizadas no período de 16 e 22 de maio pelo Museu do Café de Santos