SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Curso de ‘Pós-Graduação em Cafeicultura’ será realizado em Varginha, Minas Gerais, pela Fundação Procafé e Universidade de Uberaba - Uniube

Curso de ‘Pós-Graduação em Cafeicultura’ será realizado em Varginha, Minas Gerais, pela Fundação Procafé e Universidade de Uberaba - Uniube

E-mail Imprimir

PROCAFEEUNIUBE_SITEAs inscrições já estão abertas e serão oferecidas 40 vagas. O curso terá início em 26 de agosto deste ano e as aulas teóricas e práticas serão realizadas nas instalações da Fundação Procafé na cidade de Varginha.

O curso de Pós-Graduação em Cafeicultura a ser realizado pela Fundação Procafé e Universidade de Uberaba - Uniube, instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, já está com as suas inscrições abertas para 40 vagas. O curso terá início em 26 de agosto deste ano e as aulas teóricas serão realizadas na cidade de Varginha e as aulas práticas nas Fazendas Experimentais e Laboratórios Tecnológicos da Fundação Procafé também em Varginha.

Pós-Graduação em Cafeicultura da Uniube e Procafé visa ampliar o conhecimento dos estudantes por meio da realização de aulas teóricas e atividades práticas ministradas e orientadas por corpo docente formado por pesquisadores e consultores que são referências na cafeicultura com grande vivência prática e sólido embasamento técnico. O curso destina-se a um público-alvo interessado na cultura do café, especificamente para portadores de diplomas de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.

As aulas e os encontros presenciais da Pós-Graduação em Cafeicultura serão realizados na cidade de Varginha, com encontros mensais em fins de semana, para atender aos participantes que precisam conciliar estudos com outras atividades. Terá um total de 400 horas e contará com material didático próprio e metodologia especialmente planejada para esse treinamento. O início do curso está previsto para 26 de agosto de 2016 e término para março de 2018, com encontros mensais em sextas-feiras, de 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h; e em sábados, das 8h às 12h e 13h às 17h.

A pós-graduação, chancelada pela Uniube e reconhecida pelo MEC, terá aulas práticas em Fazendas Experimentais e Laboratórios Tecnológicos da Fundação Procafé com apresentação de resultados recentes de pesquisas e tecnologias cafeeiras de vanguarda que contemplam novas variedades de café e trabalhos com embriogênese somática e melhoramento genético.

Grade curricular – os temas abordados no curso serão: Sistemas Produtivos; Botânica, Morfologia e Fisiologia; Técnicas de Melhoramento e Desenvolvimento de Cultivares; Formação de Mudas e Implantação de Lavouras; Fertilidade do Solo e Nutrição do Cafeeiro; Pragas e Doenças do Cafeeiro; Plantas Daninhas; Tecnologias de Aplicação; Colheita e Pós-Colheita; Podas do Cafeeiro; Irrigação; Gestão Econômica e Financeira; Gestão de Riscos e Estratégias de Mercado; e Tópicos Especiais em Cafeicultura.

Inscrições no curso - a matrícula no curso será feita por ordem de inscrição dos candidatos obedecido o limite de 40 vagas. Para mais informações sobre o curso de Pós-Graduação em Cafeicultura, como se inscrever e prazo-limite para inscrições, acesse o site www.fundacaoprocafe.com.br e/ou entre em contato com a Procafé pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e telefone (35) 3214-1411.

Fundação Procafé está localizada no Sul do Estado de Minas Gerais e com sede na cidade de Varginha, tem por objetivos principais realizar estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, entre outros. Além disso, promove treinamento de pessoal ligado à cafeicultura e realiza eventos técnico-científicos e de transferência de tecnologias diretamente ou em parceria com órgãos públicos e privados. A Fundação Procafé é uma das instituições de pesquisa integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. E a Universidade de Uberaba – Uniube é uma instituição de educação superior com sede em Uberaba, MG, e tem como um dos objetivos incentivar  o  trabalho de  pesquisa  e  investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, entre outros. A Uniube, a partir de 1998, participa do Consórcio Pesquisa Café, por meio da realização de projetos de pesquisa, experimentos, além de publicações e eventos técnico-científicos. A Embrapa Café também promove e apoia a divulgação de tecnologias, publicações técnicas, análises do setor, eventos técnico-científicos, cursos e treinamentos, entre outros, das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café por meio do site Observatório do Café.

Observatório do Café divulga sistematicamente análises e informações técnicas das instituições consorciadas e parceiras, incluindo cursos e eventos, e especificamente: Relatório Mensal, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé; Informe Estatístico do Café e VBP, do Mapa; Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do CaféRelatórios sobre o mercado de café, da Organização Internacional do Café – OIC; os levantamentos de safra de café, da Conab; publicações sobre tecnologias; Revista Coffee Science; dados completos sobre Safras e Estoques; pesquisa sobre Consumo e TendênciasEstatísticas, Cotações e AnálisesClipping mensal de notícias veiculadas na mídiaImagensVídeos e ÁudiosRede Social do CaféRelatórios de Atividades da Embrapa Café e do Funcafé; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, entre tantos outros.

 

Para saber mais sobre a Fundação Procafé, Uniube, curso de Pós-Graduação em Cafeicultura, Consórcio Pesquisa Café e Observatório do Café acesse:

http://www.fundacaoprocafe.com.br/

http://uniube.br/

http://fundacaoprocafe.com.br/content/p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-em-cafeicultura

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa CaféTexto

Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Jamilsen Santos MTb 11015/DF com a colaboração da assessoria da Fundação Procafé: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / www.fundacaoprocafe.com.br / (35) 3214-1411

Contatos:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-4010