SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Produção brasileira de café em 2016 está estimada em 49,67 milhões de sacas

Produção brasileira de café em 2016 está estimada em 49,67 milhões de sacas

E-mail Imprimir

conabmaio2016A área total em produção de café no Brasil é de 1,94 milhão de hectares com produtividade média de 25,58 sacas de 60kg por hectare. É o que demonstra o Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016 da Conab

O Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016, que ora está sendo divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, demostra que a produção brasileira de café arábica e conilon deverá ser de 49,67 milhões de sacas de 60kg do produto beneficiado, com produtividade de 25,58 sacas por hectare. Tais números representam um incremento de 14,9% em relação à produção do ano anterior, que foi de 43,24 milhões de sacas, e de 13,7% em relação à produtividade - 22,49 sc/ha.

De acordo com a Conab, o café arábica deverá corresponder a 81% da produção de 2016, com um incremento de 25,6% em relação à safra de 2015. O café conilon representará 19% do total da produção nacional com uma estimativa de 9,4 milhões de sacas. Esse número retrata uma queda de 16% em relação a 2015 - 11 milhões de sacas. O Levantamento da Safra de Café de 2016 também está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Conforme esse Segundo Levantamento, a área total de cultivo de café no Brasil, está estimada em 2,21 milhões de hectares, dos quais 1,94 milhão em processo produtivo e 267 mil ainda em formação. Verifica-se que a produção de café arábica continua concentrada em Minas Gerais e São Paulo, enquanto que o café conilon está mais presente no Espírito Santo, seguido por Bahia e Rondônia.

Assim, no cômputo geral da safra de 2016, o maior estado brasileiro produtor de café continuará sendo Minas Gerais com 28,5 milhões de sacas. O segundo estado – Espírito Santo – deverá ter uma produção de 9,5 milhões de sacas. São Paulo, terceiro, será responsável pela produção de 5,5 milhões de sacas. O quarto – Bahia – 2,6 milhões de sacas. O quinto – Rondônia - 1,6 milhão de sacas. O sexto - Paraná - 1,1 milhão de sacas. O sétimo - Rio de Janeiro com 326,6 mil sacas. Oitavo, Goiás - 223,1 mil sacas. Mato Grosso, em nono lugar, com 118,9 mil sacas. Esses números somados aos outros estados produtores tem-se o total de 49,67 milhões de sacas de 60kg previstos para 2016.

Além desses dados, outros pontos específicos também foram analisados neste Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016 pela Conab que interessam aos diversos segmentos do agronegócio café brasileiro. Tais análises referem-se a dados do crédito rural, monitoramento agrícola, receita bruta, custos de produção, preços do café beneficiado, exportação e importação e calendário de colheita, entre várias outras análises e dados estatísticos do setor.

Assim, a safra do café no Brasil é levantada pela Conab em quatro etapas distintas do cultivo a cada ano. A segunda, que é o presente caso, é feita no mês de maio no período da pré-colheita. A primeira, nos meses de novembro e dezembro no período da pós-florada. A terceira, no mês de agosto no período da plena colheita nas principais regiões produtoras. A última etapa - quarta - é realizada no mês de dezembro no período da pós-colheita.

Para saber mais sobre a Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café, Observatório do Café, Conab e o Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016, acesse os sites:

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe

http://www.conab.gov.br/

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/levantamento/Boletim_cafe_maio_2016.pdf

Acesse também todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Jamilsen Santos MTb 11015/DF.

Contatos:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-4010