SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Instituto Agronômico (IAC) comemora 129 anos de relevantes contribuições para desenvolvimento da agricultura

Instituto Agronômico (IAC) comemora 129 anos de relevantes contribuições para desenvolvimento da agricultura

E-mail Imprimir

iac129anosO IAC foi criado em 1887 com o objetivo de assistir tecnicamente a cafeicultura nacional. Em comemoração ao 129° Aniversário do Instituto Agronômico (IAC) serão realizados eventos com premiações e um workshop no período de 27 a 29 de junho.

O Instituto Agronômico (IAC) foi criado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II com o objetivo inicial de assistir tecnicamente o desenvolvimento da cafeicultura nacional. No decorrer de 129 anos, o IAC ampliou e adequou sua missão ao desenvolvimento da agricultura por meio da pesquisa e da formação de recursos humanos e de ações que desenvolveram e transferiram tecnologias e produtos capazes de promover a otimização dos sistemas de produção agrícola de forma sustentável, focados no desenvolvimento socioeconômico e na segurança alimentar.

Especificamente em relação à cafeicultura, o IAC iniciou o programa de melhoramento genético do cafeeiro em 1932 e, hoje, passados 84 anos, suas cultivares de café são adotadas em todas as regiões produtoras do nosso País e também em países da América Central e Latina. Tanto é que no Registro Nacional de Cultivares – RNC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa constam 67 registradas pelo IAC, as quais 66 são de café arábica e uma de café robusta. Apenas duas cultivares de café arábica dos grupos ‘Mundo Novo’ e ‘Catuaí’ representam cerca de 90% dos cafés arábicas cultivados no País. Nesse contexto, na década de 90, o IAC criou o Centro de Café “Alcides Carvalho”.

Como resultado das pesquisas de café realizadas pelo IAC nesse período, em colaboração com as demais instituições de pesquisa, ensino e extensão, o nosso País produz atualmente um terço da produção mundial, afirmando-se como o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor café do mundo. Como a produção mundial de café está estimada para 2016 em torno de 150 milhões de sacas e o Brasil deverá produzir perto de 50 milhões, pode-se afirmar que de cada três xícaras consumidas no mundo uma é brasileira.

129° Aniversário do Instituto Agronômico (IAC) – Para comemorar o aniversário o Instituto realizará uma solenidade de premiação e um workshop no período de 27 a 29 de junho. Na solenidade de premiação, no dia 27, será entregue o Prêmio IAC 2016 na Categoria Interna a Eduardo Caruso Machado, pesquisador científico, e também a Valdecir Avelino do Nascimento, servidor de apoio. E na Categoria Externa o homenageado será Carlos Henrique Jorge Brando, como personalidade do agronegócio.

Nos dias 28 e 29 será realizado o “1º Workshop Bioeconomia, uma oportunidade para o Brasil: de uma economia baseada em recursos fósseis rumo à bioeconomia”. O workshop tem o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento e experiências para implementação de mudanças tecnológicas na área de bioeconomia e contará com a presença de agrônomos, pesquisadores e demais técnicos que têm interesse na cafeicultura.

Os eventos comemorativos serão realizados na sede do IAC, na cidade de Campinas, São Paulo, avenida Barão de Itapura, 1.481. As inscrições deverão ser realizadas até 24 de junho, sexta-feira.

Mais informações sobre as comemorações do 129° Aniversário do Instituto Agronômico (IAC) e sobre como participar dos eventos podem ser obtidas pelo telefone (19) 2137-0644 e pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e/ou pelo link http://www.iac.sp.gov.br/imagem_eventos/premio2016.html

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997 por dez instituições fundadoras: Instituto Agronômico - IAC, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV. O Consórcio é coordenado pela Embrapa Café e os principais resultados das pesquisas, notícias e análises estão disponíveis no Observatório do Café.

 

Para saber mais sobre o Instituto Agronômico (IAC), Centro de Café “Alcides Carvalho”, Observatório do Café, Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, acesse:

Instituto Agronômico (IAC)

http://www.iac.sp.gov.br/

Centro de Café “Alcides Carvalho”

http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/cafe/

Observatório do Café

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe

Embrapa Café

https://www.embrapa.br/cafe

Consórcio Pesquisa Café

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no contexto do Agropensa da Embrapa:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Jamilsen Santos MTb 11015/DF.

Contatos Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-4010