SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Museu do Café em Santos apresenta vitral e mobiliário do Salão do Pregão devidamente restaurados no próximo dia 8 de julho

Museu do Café em Santos apresenta vitral e mobiliário do Salão do Pregão devidamente restaurados no próximo dia 8 de julho

E-mail Imprimir

logo_museu_cafe_sitePara relembrar a história do café, nesse mesmo dia terá início o II Festival Santos Café 2016, grão que mudou o destino da cidade e a economia do País

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza no próximo dia 8 de julho a entrega pública do vitral de autoria de Benedicto Calixto e do mobiliário, devidamente restaurados, que compõem o Salão do Pregão do Museu. O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos.

A solenidade acontecerá a partir das 18h do dia 8 de julho na sede do Museu e contará com a presença dos conselheiros do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O restauro foi viabilizado com a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) entre o INCI, Ministério Público e a Ecoporto. O Museu do Café recebeu R$ 3,13 milhões para serem utilizados na restauração do acervo do Salão do Pregão e instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva, e também na produção de uma publicação dedicada ao tema “Café, ferrovia e porto”.

II Festival Santos Café 2016 – No mesmo dia da entrega ao público das peças do acervo  do Museu do Café terá início o II Festival Santos Café 2016, evento promovido pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo do Município e pelo Museu. O Festival relembrará a história do café, grão que mudou o destino do Estado e da economia do País. Estão programadas várias atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer para o Centro Histórico de Santos, no período de 8 a 10 de julho. A participação nesses eventos é gratuita, os quais são voltados para todas as idades e acontecem em diferentes locais da cidade.

De acordo com Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café, “o restauro do conjunto do mobiliário e vitral da Bolsa Oficial de Café é motivo de comemoração para a equipe do Museu, que iniciou o projeto de salvaguarda dos acervos da edificação em 2011, com a recuperação das obras de Benedicto Calixto. Apresentar o resultado desse trabalho ao público, realizado pelos melhores especialistas da área, é uma maneira de valorizar a contribuição dos museus na preservação da história e memória do patrimônio do estado de São Paulo”.

Assim, o mobiliário e o vitral A epopeia dos Bandeirantes, do pintor paulista Benedicto Calixto, devidamente restaurados, poderão ser apreciados novamente pelo público do Museu do Café. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h; e aos domingos de 10h às 17h. Os ingressos para visitação às exposições custam R$ 6; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. A Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h; e aos domingos de 10h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas no site www.museudocafe.org.br, e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e telefone (13) 3213-1750. O Museu fica na rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos.