SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Café na Amazônia é tema de livro lançado pela Embrapa Rondônia

Café na Amazônia é tema de livro lançado pela Embrapa Rondônia

E-mail Imprimir

livro_cafe_na_amazoniaPublicação está disponível gratuitamente em formato digital (PDF) e também pode ser adquirida na versão impressa na livraria da Embrapa

Os que tiverem interesse na cafeicultura da Região Norte do País, podem agora ter acesso gratuito ao livro 'Café na Amazônia', editado e lançado pela Embrapa Rondônia.  A obra está disponível no Portal da Embrapa, na sessão Publicações e pode ser baixada em qualquer dispositivo no formato PDF por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones. Os que preferirem folhear e tê-lo na estante para consulta, o livro impresso também estará disponível para venda na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria). 

Para um dos editores técnicos da obra e chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan, com o lançamento desse livro a empresa está colaborando com a produção técnico-científica e difusão do conhecimento. “É fundamental que pesquisadores de uma empresa pública atuem com responsabilidade na produção científica compromissados com a divulgação ampla do conhecimento gerado. Queremos que as informações do livro sejam realmente utilizadas pelos diversos segmentos que atuam na cafeicultara, pois essa obra reúne práticas e informações qualificadas e úteis para os técnicos e produtores de café”.

O livro pode ser considerado “Bíblia do café na Amazônia”por reunir e atualizar todo o conhecimento gerado pela Embrapa Rondônia em seus 41 anos de atuação no estado. A obra, em seus 21 capítulos escritos por 54 autores, contém informações necessárias para todos que pretendem cultivar café na Região Amazônica. Orienta as tomadas de decisão do agricultor, em sua plantação; agentes financeiros responsáveis pelo financiamento da produção; estudantes em sua formação; extensionistas, na aplicação das técnicas indicadas. Enfim, uma obra completa e útil para o desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Amazônia, garantindo a sustentabilidade do setor cafeeiro frente às demais regiões produtoras, em um cenário econômico que exige, cada vez mais, a profissionalização do setor e eficiência na utilização de recursos ambientais, econômicos e humanos.

A Embrapa Rondônia, desde a sua criação em 1975, está envolvida, entre outros, com o cultivo do café na Amazônia e tem participado ativamente das iniciativas que promovem a cafeicultura regional. Tem atualmente um significativo banco de germoplasma que permitiu o lançamento da primeira cultivar de café desenvolvida para a região, a BRS Ouro Preto, e de outras que serão lançadas e disponibilizadas brevemente. Atua também em outras regiões nos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso e em todo o Estado de Rondônia. Possui uma equipe qualificada de doutores e mestres trabalhando na criação, adaptação e transferência de tecnologias dos mais diferentes temas de interesse da agricultura na região.

O livro 'Café na Amazônia' tem a parceria da Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, RO; e conta com o apoio do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

 

Renata Silva (Mtb 12361/MG)

Embrapa Rondônia

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (69)3219-5011 / 5041