SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Organização Internacional do Café sediada em Londres registra nível de preço mais elevado de café nos últimos 21 meses

Organização Internacional do Café sediada em Londres registra nível de preço mais elevado de café nos últimos 21 meses

E-mail Imprimir

relatorio OIC_outubro

OIC destaca que o total das exportações no ano cafeeiro 2015/16 foi de 111,830 milhões de sacas de 60 kg

O Relatório sobre o mercado de Café outubro 2016, da Organização Internacional do Café – OIC, sediada em Londres e da qual o Brasil é país-membro, traz como um dos seus destaques que a escassez de café robusta provocou a maior alta de preços nos últimos 21 meses no mercado. Segundo a Organização, em outubro deste ano a alta verificada foi significativa e, com isso, a média mensal do indicativo composto de preços da OIC foi de 142,68 centavos de dólar norte-americano por libra-peso, a qual atingiu seu nível mais elevado desde janeiro de 2015. Cada libra-peso equivale a 453,5 gramas.

Os preços indicativos compostos são calculados com base numa ‘cesta' das cotações de grupos de café classificados pela própria OIC: Colombian Milds, Other Milds, Brazilian Naturals e Robustas. Com base nessas cotações, são calculados os Preços Indicativos diários dos grupos da OIC; Arbitragem entre as bolsas de Nova Iorque e Londres; e Volatilidade da média de 30 dias do preço indicativo composto da OIC. Conforme consta de gráficos do Relatório, referidos preços sinalizam tendências do mercado mundial de café que valem a pena serem conferidas.

De acordo com as análises da OIC, a elevação verificada recentemente nos preços do café foi muito influenciada pela redução da oferta dos cafés robustas e também pela crescente especulação sobre o tamanho da próxima safra brasileira de 2017/18, pois se trata de um ano-safra de menor produção no ciclo da bienalidade dos cafés arábicas do país. Com a continuação da recente recuperação dos preços, em outubro, a média mensal do indicativo composto da OIC foi a mais alta que se registrou desde janeiro de 2015. O preço diário subiu continuamente, passando de 136,17 a 150 centavos, sua maior alta mensal desde março de 2016.

Exportações no ano cafeeiro 2015/16 - O Relatório da OIC também apresentou recuo, pelo segundo ano consecutivo, no total das exportações de café na safra 2015/16, depois dos recordes alcançados em cada um dos quatro anos cafeeiros anteriores. No ano cafeeiro 2015/16 – que para a OIC compreende o período de outubro de 2015 a setembro de 2016 –, foram exportadas 111,830 milhões de sacas, o que representou uma redução de 0,7% em relação ao ano cafeeiro 2014/15, que foi 112,645.

O documento indica que as exportações de café arábica no ano cafeeiro 2015/16 foram de 71,021 milhões de sacas e apresentaram aumento de 3,2% em relação ao período anterior. Já as exportações de robustas caíram 6,9%, para 40,809 milhões de sacas. "No entanto, as exportações de café verde do maior produtor de robusta, o Vietnã, na verdade aumentaram 8,1%, passando a 22,3 milhões de sacas, embora esta estimativa cubra apenas o café embarcado fisicamente, e não o café liberado pelas autoridades aduaneiras", observou a Organização.

A OIC destacou que o aumento das exportações do Vietnã nesse período foi superado, em volume, pela redução das exportações de robustas verdes da Indonésia, que caíram mais de 25% durante o ano cafeeiro, e do Brasil, que recuaram mais de 72%. Dos cinco maiores países exportadores de café robusta, os embarques brasileiros foram os que apresentaram a maior redução no ano cafeeiro 2015/16.

Exportações em setembro de 2016 - O Relatório enfatiza que, no Brasil, os embarques diminuíram 21,5% no mês de setembro, caindo para 2,5 milhões, e, no caso dos robustas verdes, 90%. "A produção brasileira de robustas é usada principalmente para suprir a indústria interna de solúvel, mas a falta de chuvas e a queda de produção apertaram o mercado e, por um período curto, os preços locais dos robustas superaram os dos arábicas", explicou o documento da entidade.

Segundo a Organização, o aumento expressivo de 42,9% das exportações de café do Peru nesse mesmo mês sugere que a produção desse país está começando a se recuperar do surto de ferrugem que afetou as duas últimas safras. No entanto, o Relatório também informa que as exportações do México diminuíram 3,9%, pois a ferrugem continua a ser um problema no país.

Essas e outras análises constantes do Relatório sobre o mercado de Café outubro 2016, da OIC, estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Para ler na íntegra o Relatório sobre o mercado de café - outubro 2016 da OIC, acesse:

http://consorciopesquisacafe.com.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/relatorio_oic_outubro_2016.pdf

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Jamilsen Santos - MTb 11015/DF.