SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » 43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado em Poços de Caldas, MG, de 7 a 10 de novembro de 2017

43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado em Poços de Caldas, MG, de 7 a 10 de novembro de 2017

E-mail Imprimir

43cbpcPromovido pela Fundação ProCafé com o tema ‘Novas tecnologias difundir, pro bom café produzir’, contará com apresentação de 100 trabalhos e três seminários técnicos. Prazo para envio de trabalhos técnico-científicos até 20 de setembro de 2017

 

A 43ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, promovido pela Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira – Fundação ProCafé, será realizada na cidade de Poços de Caldas, MG, no período de 7 a 10 de novembro de 2017, no Centro de Convenções do Hotel Monreale. O evento traz na edição deste ano o tema central “Novas tecnologias difundir, pro bom café produzir”, com objetivo de promover e transferir as novidades tecnológicas do setor, por meio da assistência técnica e demais lideranças da cafeicultura.

 

O Congresso contará com a promoção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, de Minas Gerais, Universidade de Uberaba – Uniube, Universidade Federal de Lavras – UFLA e Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café. Além das instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae,  e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão, que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

 

Programação - Serão apresentados oralmente cerca de 100 trabalhos técnico-científicos de pesquisas, além de 3 seminários de discussão dos seguintes temas:  técnicas de irrigação; renovação de cafezais e nutrição de lenta liberação; e indução de resistência a doenças.  O último dia de evento será realizado com demonstração de resultados de pesquisas em campo, o qual ocorrerá na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, MG.

 

Objetivo  - O Congresso visa reunir extensionistas, pesquisadores, consultores, líderes da produção e demais interessados na cafeicultura. E, assim, possibilitar a apresentação  e discussão de resultados de pesquisas e demonstrar tecnologias empregadas no manejo da lavoura cafeeira, integrando assim informações e experiências dos técnicos de diversas regiões e instituições do país.

 

Envio de trabalhos de pesquisas e mais informações – Os trabalhos de pesquisa devem ser enviados até o dia 20 de setembro para o e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da Fundação ProCafé ou pelo telefone 35-3214-1411.

 

Fundação ProCafé, com sede em Varginha, MG, tem por objetivos principais realizar estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, entre outros. A Fundação ProCafé é uma das instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

 

Para saber mais sobre o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Fundação ProCafé, Embrapa Café, Observatório do Café e Consórcio Pesquisa Café, acesse:

http://fundacaoprocafe.com.br/eventos/congresso

http://fundacaoprocafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

 

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

 

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Leia sobre a ‘Evolução da cafeicultura brasileira nos últimos 20 anos’, a partir da criação do Consórcio e da Embrapa Café:

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/Consorcio-Embrapa-Cafe-Evolucao-16-3-2017.pdf

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Eduardo Aiache