SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Rede Social do Café alcança 19 milhões de acessos de 164 países e 1100 municípios brasileiros

Rede Social do Café alcança 19 milhões de acessos de 164 países e 1100 municípios brasileiros

E-mail Imprimir

rede social do cafe

A Rede contempla análises, notícias, resultados de pesquisas, cotação do café, entre outros assuntos, como técnicas de manejo de pragas e doenças, colheita, pós-colheita e mecanização

 

Nos últimos 15 anos, as redes sociais da internet tornaram-se ferramentas de expressiva importância nos relacionamentos de diferentes grupos sociais e, especificamente, no caso da agricultura, também contribuíram para o fortalecimento do setor cafeeiro. A Rede Social do Café foi criada em 28 de junho de 2006 no âmbito do Consórcio Pesquisa Café com o objetivo de promover o conhecimento coletivo, mediante a integração das instituições de pesquisa, ensino, extensão e demais agentes do setor agroindustrial do café. Para tanto, sistematicamente divulga análises, notícias, resultados de pesquisas, cotação do café, além de estimular debates visando obter subsídios para a formulação de políticas públicas que promovam a inovação e a sustentabilidade dos Cafés do Brasil.

 

Em pouco mais de 11 anos de existência, a Rede Social do Café já contabilizou 19 milhões de acessos de internautas de 164 países dos cinco continentes e, no caso específico do Brasil, de aproximadamente 1100 municípios. A Rede, que também pode ser acessada pelo Facebook e Twitter, ao transpor barreiras geográficas, alcançou cafeicultores e consumidores que não teriam acesso a essas informações do café, não fosse por meio da inclusão digital.

 

A Rede, coordenada pelo Instituto Agronômico – IAC, foi idealizada no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, como uma iniciativa pioneira no setor agropecuário nacional. Além disso, também funciona como um arquivo público “on-line” que armazena grande parte da história e, particularmente, da trajetória dos Cafés do Brasil na última década. Atualmente são mais de 42.840 tópicos contendo análises, notícias, cotação do café, comercialização, manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita, mecanização, diferentes vídeos abordando esses e outros tópicos, além de diversos assuntos relevantes para o setor cafeeiro.

 

Nesse contexto, os temas aludidos têm promovido debates que são os destaques da Rede Social do Café, pois, diariamente, são discutidos tópicos relevantes suscitados pelos participantes, os quais interagem-se por meio de postagens de textos, imagens e vídeos, proporcionando assim um grande número de análises e troca de dados e informações sobre o setor cafeeiro. As edições das postagens e das notícias ocorrem livremente pelos membros da comunidade, na condição de leitores, debatedores e provedores de conteúdos. Como resultado, a Rede Social do Café vem-se consolidando como um dos principais canais virtuais de informação dos Cafés do Brasil.

 

A Rede dispõe também de ferramentas de comunicação que possibilitam aos internautas acessar os conteúdos de eventos e palestras por meio de transmissões e vídeos, os quais são disponibilizados em tempo real ou a posteriori. Essas ferramentas têm possibilitado que o conhecimento disseminado em eventos chegue a um número maior de interessados, como é o caso, por exemplo, do Dia de Campo Virtual, Cardápio de Palestras e CaféWebTV.

 

Além disso, a Rede contém na ‘Home Comunidade’ um menu de funções que permite a qualquer internauta se inscrever na comunidade e, a partir daí, como membro da Rede, inclusive convidar outros internautas para se associarem. A função ‘Membros’ permite conhecer todos os usuários, assim como o acesso pela função ‘Fórum’ de todos os tópicos e discussões em curso, e, ainda, acompanhar os ‘Destaques’, ‘Vídeos’, ‘Fotos’, ‘Links’, ‘Apresentações’ etc., que são postados em tempo real na Rede.

 

Rede Social do Café – Também disponível no Observatório do Café, a Rede faz parte do projeto "Rede Social do Café: comunicação e construção coletiva do conhecimento", executado no âmbito do Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café. Acesse a Rede Social do Café pelo link:

 

http://www.redesocialdocafe.com.br/

 

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

 

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

 

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

 

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 

 

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Leonardo Assad Aoun – MTb 1484694