SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Curso de Formação de Classificadores e Degustadores de Café será realizado no Estado do Paraná no período de outubro a dezembro de 2017

Curso de Formação de Classificadores e Degustadores de Café será realizado no Estado do Paraná no período de outubro a dezembro de 2017

E-mail Imprimir

3ccdcdentroTreinamento acontecerá no Centro de Pesquisa e Qualidade do Café do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR - Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, em Londrina – PR. Inscrições poderão ser feitas até 10 de outubro

O objetivo do curso é credenciar técnicos legalmente habilitados como classificadores e degustadores de café pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, e destina-se a profissionais formados em agronomia, engenharia de alimentos e técnicos agrícolas e agropecuários de nível médio. Também poderão se inscrever profissionais de outras áreas, os quais garantirão apenas o recebimento do certificado de participação do curso.

O curso será promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio – FAPEAGRO, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Paraná – SFA/Mapa e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER. O IAPAR é uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

O treinamento será oferecido com base na Lei nº 9.972/2000, que instituiu a classificação obrigatória dos produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, e também no Decreto nº 6.268/2007, e Instrução Normativa/Mapa nº 46/2009, que trata especificamente do regulamento técnico desses cursos. As inscrições deverão ser feitas até 10 de outubro de 2017, por meio do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , cujas vagas são limitadas.

III Curso de Classificação e Degustação de Café, que terá 270 horas/aula, será oferecido em quatro etapas: Aptidão e abertura – dia 16 de outubro; Módulo I: 17-27 de outubro; Módulo II: 13-18 e 20-24 de novembro; Módulo III: 4-9 e 11-15 de dezembro. Para mais informações sobre inscrição, forma de pagamento, programação oficial do curso, corpo docente, entre outros, consulte o IAPAR pelo site, telefones (43)3376-2284 e (43)3376-2159 da secretaria do Centro de Difusão de Tecnologia - CDT/IAPAR e e-mails  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997 com a missão de promover a conjugação de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais das instituições consorciadas, e a captação de recursos adicionais para viabilizar o desenvolvimento dos projetos do Programa Pesquisa Café. As dez instituições fundadoras do Consórcio são: Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, Instituto Agronômico - IAC, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Para saber mais sobre o III Curso de Formação de Classificadores e Degustadores de Café, acesse:

http://www.iapar.br/arquivos/File/Banner/CursoDegustacaoCafe2017Programa.pdf

Confira todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Anísio José Diniz