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Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras – Ufla, divulga edição de abril do Relatório Internacional de Tendências do Café

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O documento está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados da Ufla

Informação em tempo real e análise de tendências, oportunidades e ameaças são elementos essenciais para o desenvolvimento e a competitividade de qualquer atividade econômica e, óbvio, também, para o negócio café. Com esse propósito, o Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga mais uma edição do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol 4. nº1), do mês de abril de 2015, com o objetivo de auxiliar os agentes da cadeia agroindustrial do café no planejamento e tomada decisões. 

O documento – disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados – CIM, da Universidade Federal de Lavras – Ufla, apresenta, em nível mundial, os principais destaques do agronegócio café e as tendências do setor, com foco na produção, indústria, cafeterias e insights (análise de conjecturas). Trata-se de uma iniciativa do CIM, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Produção – Segundo o Relatório, com base em dados da Organização Internacional do Café – OIC, atualmente o consumo mundial supera a produção. Contudo, esse cenário poderá mudar a partir da próxima safra, com a eventual recuperação da produção brasileira, bem como a de outros países da América do Sul, depois do surto de ferrugem que prejudicou lavouras de café de certas regiões produtoras, como as do Peru e da Colômbia. De acordo com o documento, seria precipitado tentar prever os preços a partir do momento da recuperação da produção. No entanto, as tradicionais recomendações para o setor produtivo continuam válidas: gerenciamento de custos, vendas no mercado futuro para garantia de preço, investimentos em qualidade, entre outros. Para os pequenos produtores, o associativismo e cooperativismo devem ser considerados seriamente para a viabilidade econômica da atividade em muitas regiões, aponta o Relatório nos insights.

Quanto ao cenário internacional da produção e consumo de café, de acordo como Bureau de Inteligência Competitiva do Café, as mudanças podem ocorrer em ritmo mais lento do que em outras atividades da economia, mas nota-se que há transformações significativas em andamento. Como exemplo, países asiáticos ganham, cada vez mais, importância na produção e no consumo do grão. O cultivo de robusta conquista espaço diante do arábica com mais uso por parte da indústria e as cápsulas podem reduzir o consumo per capita nos países mais desenvolvidos. Encontrar soluções para esses desafios é tarefa complexa, mas a cooperação entre os diferentes elos da cadeia poderá proporcionar resultados positivos.

Indústria – O relatório destaca que o segmento de doses únicas é singular e apresenta constante crescimento, pois oferece gama de possibilidades para preparar diferentes tipos de bebidas em cafeterias e em casa. Sintonizada com essas novas tendências e diferentes segmentos de mercado, a indústria procura atender consumidores que buscam praticidade e inovação. Nesse contexto, a despeito de as cápsulas estarem em processo de crescimento do consumo em nível mundial, há dificuldades enfrentadas pelas empresas de pequeno e médio porte devido ao poder das grandes empresas na preferência dos varejistas. Assim, as indústrias de todos os portes buscam oferecer produtos diferenciados, adoção de novas tecnologias, práticas sustentáveis e preços competitivos.

No Brasil, empresas já estão participando desse mercado e têm observado o quanto esse segmento pode ser rentável e atrativo, por compreender que os consumidores estão explorando maneiras práticas e inovadoras de tomar o café. Por isso, investem também no segmento de doses únicas diretamente e por meio de parcerias.

Cafeterias no Oriente – Ainda de acordo com o documento, grandes cafeterias estão expandindo suas franquias para o Oriente, mais especificamente para países asiáticos, onde encontram grande potencial de mercado consumidor e uma cultura de tomar café em contínua expansão. Nota-se também que há crescimento e fortalecimento de franquias locais, cuja expansão e aumento do número de vendas é creditada à fidelização dos clientes devido à identificação com a marca e o suporte dos clientes ao comércio local.

Edição de abril do Relatório -  O documento, de forma ampla, também aborda produção, consumo e demais questões relacionadas ao café em países da América do Sul (Colômbia, Peru, Brasil), assim como a atuação de empresas multinacionais do setor na África (Etiópia), Ásia (Vietnã e Indonésia). Trata ainda de grandes empresas que atuam na fabricação de máquinas e equipamentos ligados ao setor face às novas tendências de consumo, entre outros assuntos relevantes.

Relatório Internacional de Tendências Competitiva do Café – O relatório faz parte do Plano de ação do projeto do Consórcio denominado "Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira". O projeto, financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, tem o intuito de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor. Acesse o relatório nos sites do Bureau de Inteligência Competitiva do Café e no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

Bureau de Inteligência Competitiva do Café - As atividades são realizadas no Centro de Inteligência em Mercado – CIM, sediado na Universidade Federal de Lavras – Ufla, com apoio do Pólo de Excelência do Café. Atualmente o Bureau integra a Agência de Inovação do Café – InovaCafé, organização gerenciada pela Ufla para integrar os conhecimentos das diferentes áreas relacionadas ao café e criar soluções e inovações para o setor.

Saiba mais sobre o café no ‘Observatório do Café' - O Observatório do Café, desenvolvido pela Embrapa Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor. No Observatório do Café estão disponíveis, entre outros, as seguintes publicações, documentos e análises das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: Relatório de Atividades da Embrapa Café - 2012 a 2015Revista Coffee SciencePublicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeiculturaInforme Estatístico do Café;Valor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa CaféAcompanhamento da Safra BrasileiraRelatório Final de Levantamento de Estoques Privados de CaféEvolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de CaféRelatórios de Atividades da Embrapa Café eSistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa - MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

Conntatos:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-1927

Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br