SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Ministério da Agricultura divulga Informe Estatístico do Café do mês de janeiro

Ministério da Agricultura divulga Informe Estatístico do Café do mês de janeiro

E-mail Imprimir

O Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, disponibiliza o Informe no seu Observatório do Café

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, por meio da Secretaria de Produção e Agroenergia – SPAE, acaba de divulgar o Informe Estatístico do Café do mês de janeiro de 2015. Os indicadores de desempenho da edição deste mês mostram primeiro levantamento da safra 2015, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, com previsão de 45,3 milhões de sacas e produtividade de 23,4 sacas por hectare. O informativo mostra, ainda, dados da cafeicultura sobre exportação, importação, consumo interno e mundial de café, cotação mensal dos preços de cafés, entre outros. O café permanece como o quinto produto mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás do complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro e produtos florestais. Os principais países importadores do café brasileiro são Alemanha, EUA, Itália, Bélgica e Japão. Para acesso à publicação, clique aqui.

Observatório do Café - O Observatório do Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro para subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.

Para o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, a cafeicultura, por ser um setor bastante dinâmico e competitivo, requer que todos os agentes do agronegócio café acompanhem, em tempo real, as informações pertinentes ao setor, assim como as análises das tendências, oportunidades e ameaças. “Nesse sentido, o Observatório do Café é um instrumento dedicado a produzir e transferir conhecimentos em apoio à formulação de estratégias de pesquisa e inovação”, conclui.

Os interessados podem ter acesso aos seguintes documentos e análises: Informe Estatístico do CaféValor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa CaféAcompanhamento da Safra BrasileiraRelatório Final de Levantamento de Estoques Privados de CaféBalanço Semanal do CaféEvolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de Café, entre outros.

Conheça mais sobre o Observatório do Café no site do Consórcio Pesquisa Café: conjuntura mundial da cafeiculturasafra, estoques e Valor Bruto da Produçãoconsumo e tendênciasestatísticas, cotações e análisespublicações técnico-científicasedições da revista Coffee Scienceclippingvídeosimagens.


 
Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Lucas Tadeu  - MTb 3032/DF
Contatos:    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 61 3448-1927
Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br