SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » Notícias e Análises » Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de abril

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de abril

E-mail Imprimir

A publicação é elaborada mensalmente pelo Departamento de Café – Dcaf e está disponível no portal do Mapa e no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa divulga a edição de abril do Informe Estatístico do Café, elaborado mensalmente pelo Departamento de Café – Dcaf, da Secretaria de Produção e Agroenergia – SPAE, para mostrar os indicadores de desempenho da cafeicultura brasileira. O Informe Estatístico do Café está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e ainda no portal do Ministério da Agricultura.

Informe Estatístico do Café – Mostra a evolução da cafeicultura brasileira de 2004 a 2015, por meio de indicadores como produção, exportação, consumo e estoque, entre outros. Segundo a edição de abril de 2015, a estimativa de produção para 2015 é de 45,3 milhões de sacas e a produtividade de 23,4 sacas por hectare em uma área de produção de 1,9 milhões de hectares, com base no primeiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. No consumo interno, o Informe Estatístico aponta aumento em 2014 em relação a 2013, passando de 20,1 milhões de sacas para 20,3 milhões de sacas. A previsão para 2015 é que atinja 21 milhões de sacas, aproximando o Brasil da liderança de consumo mundial, hoje ocupada pelos EUA.

Mercado nacional - Evolução crescente pode ser notada na participação das exportações brasileiras de cafés (verde, solúvel, extratos e torrado) em relação às exportações mundiais desde 2004, sendo que somente entre janeiro e abril a quantidade exportada pelo Brasil é de 12,1 milhões de sacas. Considerando o valor das exportações do agronegócio brasileiro, no período de janeiro a abril de 2015, o café representa 8,7%, permanecendo como o quinto produto mais exportado, atrás do complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro e produtos florestais. Já a participação das exportações brasileiras de cafés em relação às exportações mundiais é de 32,5%, de janeiro a março. Os principais países importadores do café brasileiro de janeiro a abril de 2015 são EUA, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão, Reino Unido, seguidos da Espanha, França e Canadá.  O total das importações brasileiras de café de janeiro a abril foi de 32,5 mil sacas de 60 kg.

Mercado mundial –No ranking dos maiores produtores mundiais de café em 2014, estão Brasil (com 31,97% do mercado), Vietnan (19,39%), Colômbia (8,81%), Indonésia (6,34%), Etiópia (4,67%) e Índia (3,89%); dos maiores exportadores, estão Brasil (32,88%), Vietnan (22,38%), Colômbia (9,80%), Índia (4,59%), Indonésia (4,07%) e Honduras (3,81%); e, por fim, posicionados como os maiores consumidores entre os produtores de café, figuram Brasil (44,01%), Indonésia (7,76%), Etiópia (7,32%), México (5,10), Índia (4,15%) e Vietnan (3,43%). Em todas as classificações, o Brasil é o campeão mundial.

Saiba mais sobre o café no ‘Observatório do Café' - Desenvolvido pela Embrapa Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.

No Observatório do Café estão disponíveis, entre outros, as seguintes publicações, documentos e análises das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: Relatório de Atividades da Embrapa Café - 2012 a 2015; Revista Coffee Science; Publicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeicultura; Informe Estatístico do Café; Valor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa CaféAcompanhamento da Safra BrasileiraRelatório Final de Levantamento de Estoques Privados de CaféEvolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café e Sistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.

Consórcio Pesquisa Café - Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado em 1997 por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Participe do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 24 a 26 de junho, Curitiba (PR) - O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, de 2015, tem como tema central "Consórcio Pesquisa Café - Oportunidades e novos desafios" e será realizado em Curitiba-PR, de 24 a 26 de junho. Para essa edição, conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR. Mais informações em http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/.

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, o Iapar e a Emater - PR, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.agricultura.gov.br/

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flávia Bessa - MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

 Contatos:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927