SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Consórcio Pesquisa Café divulga relatórios de análises da conjuntura mundial de café de agosto de 2015

Consórcio Pesquisa Café divulga relatórios de análises da conjuntura mundial de café de agosto de 2015

E-mail Imprimir

Os relatórios da Organização Internacional do Café – OIC e do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé podem ser conferidos no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café

Organização Internacional do Café – OIC divulgou a edição de agosto do Relatório sobre o mercado de café em nível mundial. Segundo o documento, o total da produção nos países exportadores, no ano de 2014, foi de 141,7 milhões de sacas de 60 kg de café. E o consumo mundial de café, nesse mesmo ano, foi de 149,2 milhões de sacas. O Relatório aponta ainda que o volume exportado desses mesmos países, no período de outubro de 2014 a julho de 2015, foi de 92,9 milhões de sacas.

Em relação ao Brasil, a OIC destacou que, embora a produção do ano-safra de 2014/15 (abril a março) tenha sido a menor de três anos, com 45,3 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, as exportações bateram um recorde de 36,9 milhões, e o consumo interno foi de cerca de 21 milhões de sacas. Esse desempenho, segundo a Organização, foi facilitado pelo uso de estoques acumulados nos dois anos-safra anteriores e incentivado pela significativa depreciação do real no câmbio com o dólar.

O documento também destaca a publicação, pela Conab, de cifras sobre os estoques em mãos do setor privado no final do ano-safra de 2014/15 (aos 31 de março de 2015), que mostravam uma redução de 849.000 sacas, tendo caído 5,6% para 14,4 milhões de sacas. Desde então, o volume desses estoques provavelmente continuou a baixar para alimentar as exportações, analisa o relatório.

O Relatório da OIC, além dos aspectos relacionados à produção, exportação e consumo, também analisa diversas variáveis macroeconômicas relacionados ao mercado cafeeiro em nível mundial, como volatilidade dos preços, flutuação das moedas dos países exportadores em relação ao dólar, preços indicativos da OIC e de futuros, diferenciais de preços do café, estoques certificados em bolsas, entre vários outros assuntos relevantes do agronegócio café. E conclui que as tendências macroeconômicas prosseguem golpeando os preços do café e que, embora as exportações tenham diminuído ligeiramente nos seis últimos meses, o mercado mundial por ora continua suficientemente abastecido.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé, na edição de agosto do "Resumo das Exportações Brasileiras de Café", aponta que a receita cambial com as exportações de café do Brasil registrou, nos últimos oito meses (janeiro/2015 a agosto/2015), incremento de 1% em relação ao período anterior, fechando em US$ 4,087 bilhões. Foram exportadas, no total, 23.421.955 sacas (verde, torrado & moído e solúvel). As exportações de café arábica verde somaram 17.970.658 sacas; as de robusta verde 3.075.605 sacas; café solúvel 2.356.835 sacas; e, torrado & moído 18.857 sacas.

O Balanço das Exportações do CeCafé também mostra que o mês de agosto apresentou uma receita de US$ 451,686 milhões, valor 22,2% menor que o registrado em 2014. Em termos de volume, o total exportado foi de 2.831.904 sacas, 8,4% mais baixo que no ano passado. De acordo com o diretor-geral do CeCafé, Guilherme Braga, "o volume exportado em agosto deste ano foi muito semelhante ao de julho e ligeiramente menor que o registrado para este mês em 2014. Essa diminuição de cerca de 8% nos embarques de café, por conta da redução na safra, está dentro do esperado e se mantém em linha com a previsão de exportarmos 35 milhões de sacas em 2015".

O relatório aponta ainda que, no acumulado de janeiro a agosto de 2015, a Europa foi o principal mercado importador e responsável pela aquisição de 52% do total de café embarcado pelo Brasil. Já a América do Norte respondeu pela compra de 26% do total de sacas exportadas; a Ásia, por 16%; e a América do Sul por 4%. Observa-se, ainda, aumento de 6% nas exportações para países produtores.

Segundo o balanço do CeCafé, a lista de países importadores no acumulado de 2015 até o mês de agosto segue liderada pelos Estados Unidos, que adquiriram 5.036.811 sacas (22% do total exportado), seguido pela Alemanha, com 4.180.402 (18% do total). A Itália ocupou a terceira colocação, importando 1.826.049 sacas do produto brasileiro (8%). E, em quarto, está o Japão, com 1.546.998 sacas (7% do total). Os embarques de café nesse período foram realizados em grande parte pelo porto de Santos, por onde foram escoados 84,3% do produto exportado (19.752.315 sacas); pelos portos do Rio de Janeiro, que embarcaram 8,2% do total (1.930.911 sacas); e pelo porto de Vitória, de onde saíram 4,4% do total (1.041.004 sacas).

O CeCafé apresenta ainda em seu relatório diversos gráficos e análises sobre exportações mensais de café, evolução do volume e receita cambial das exportações, participação percentual por espécie de café, portos de saída e principais destinos do café brasileiro, receita cambial, entre outros.

Observatório do Café – disponibiliza periodicamente, além do Relatório sobre o mercado de café, da OIC e do Resumo das Exportações Brasileiras de Café, do CeCafé, várias tecnologias, documentos, análises e publicações das entidades integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café, tais como: Comunicado Técnico nº 392 – Barcaça SECA CAFÉ, do Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café e do Valor Bruto da Produção – VBP, do Mapa, Revista Coffee ScienceConjuntura Mundial da CafeiculturaSafras e EstoquesConsumos e TendênciasEstatísticas, Cotações e AnálisesClipping mensal de notícias veiculadas na mídiaImagensVídeos e ÁudiosRede Social do CaféPublicações Técnicas e Relatórios de Atividades; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé.

Para saber mais sobre a Embrapa Café, o Consórcio Pesquisa Café, a OIC, o CeCafé, e os dois Relatórios acesse:

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

http://www.ico.org/

http://www.cecafe.com.br/

http://goo.gl/SY3gQF

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/informe_estatistico/CECAFE_-_Resumo_das_Exportacoes_de_Cafe_AGOSTO_2015.pdf

 

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF, Graziele do Val - MTb 21.806/SP (Assessoria do CeCafé) e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

Contatos: cafe Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.