SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Observatório » ANÁLISES e notícias da cafeicultura » Departamento do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de maio

Departamento do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa divulga Informe Estatístico do Café do mês de maio

E-mail Imprimir

A publicação mensal contém dados sobre produção e produtividade, consumo, exportações e importações, cotação de preços, entre outras informações do agronegócio café. Está disponível no Portal do Mapa e no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa divulga mensalmente o Informe Estatístico do Café. O documento mostra a evolução da cafeicultura brasileira de 2004 a 2015, por meio de indicadores de desempenho (produção e produtividade), consumo, estoques, cotação mensal dos preços de cafés recebidos pelos produtores, ranking dos principais produtos da exportação do agronegócio brasileiro, principais países importadores, importações brasileiras de cafés, previsão de safra, recursos disponibilizados do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - FUNCAFÉ aos agentes financeiros, entre outras informações relevantes. O documento é elaborado pelo Departamento de Café – Dcaf e está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e ainda no portal do Ministério da Agricultura.

Segundo a edição de maio, a estimativa de produção de café para 2015 é de 44,3 milhões de sacas e a produtividade de 22,8 sacas por hectare em uma área de produção de 1,9 milhão de hectares, com base no segundo levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. Para informações atualizadas sobre acompanhamento de safra, leia matéria no site do Consórcio.

No que diz respeito ao consumo interno, o Informe Estatístico aponta expressivo aumento em relação a 2014 (que foi de 20,3 milhões de sacas). Estima-se que o consumo interno em 2015 atinja 21 milhões de sacas, aproximando o Brasil da liderança do consumo mundial, hoje ocupada pelos EUA. O Dcaf utiliza os dados da Associação Brasileira da Indústria do Café - Abic segundo os quais o consumo anual de café no Brasil é um dos que mais cresceram mundialmente, especialmente nas últimas duas décadas. Para saber mais, leia matéria divulgada no site do Consórcio.

Evolução crescente também pode ser notada na participação das exportações brasileiras de cafés (verde, solúvel, extratos e torrado) em relação às exportações mundiais, inclusive desde 2004. De janeiro a maio de 2015, foram exportados 15 milhões de sacas, o que gerou 2,7 bilhões de dólares, sendo o preço médio da saca de 180,77 dólares. No mesmo período, em 2014, foram 14,7 milhões de sacas enviadas ao exterior. Leia também matéria sobre relatório das exportações brasileiras de café do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - CeCafé.

A participação das exportações brasileiras de café em relação às exportações mundiais, de janeiro a maio deste ano, é de 32,7%; e, em relação às exportações do agronegócio, 7,9%. O café é o quinto produto do agronegócio nacional mais exportado, atrás somente do complexo soja, carnes, produtos florestais e complexo sucroalcooleiro. Os principais países importadores do café brasileiro nesse mesmo período do ano foram Alemanha, EUA, Itália, Bélgica, Japão, Reino Unido, seguidos da França, Espanha e Canadá. 

Ranking mundial (produção/exportação e consumo interno) – Entre os principais países produtores, os maiores em 2014 foram Brasil (com 31,97% do mercado), Vietnan (19,39%), Colômbia (8,81%), Indonésia (6,34%), Etiópia (4,67%) e Índia (3,89%); dos maiores exportadores, estão Brasil (32,88%), Vietnan (22,38%), Colômbia (9,80%), Índia (4,59%), Indonésia (4,07%) e Honduras (3,81%); e, por fim, posicionados como os maiores consumidores entre os produtores de café, figuram Brasil (44,01%), Indonésia (7,76%), Etiópia (7,32%), México (5,10), Índia (4,15%) e Vietnan (3,43%). Em todas as classificações, o Brasil é o campeão mundial.

Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café - Divulga, além desta mais recente edição do Informe Estatístico do Café, as seguintes publicações das entidades integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: exportações brasileiras de café; Revista Coffee ScienceLevantamento de Safra de Café, Relatório de Atividades da Embrapa Café - 2012 a 2015Publicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeiculturaInforme Estatístico do Café; Valor Bruto da ProduçãoRelatório Internacional de Tendências do CaféRede Social do CaféClipping do Café do ConsórcioSAC – Consórcio Pesquisa Café; Relatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Evolução do Consumo InternoTendências de Consumo de Café no BrasilRelatório sobre Mercado de CaféRelatórios de Atividades da Embrapa Café e Sistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.

IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café, será realizado no período de 24 a 26 de junho em Curitiba (PR) - O tema central é "Consórcio Pesquisa Café - Oportunidades e novos desafios". O evento conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR. Para se inscrever, acesse o site do evento (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br).

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o MAPA, o CeCafé, o Iapar e a Emater - PR, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.agricultura.gov.br/

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

 

Gerência de Transferência de Tecnologia

Texto: Flavia Bessa - MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032)

Contatos da Embrapa Café: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927